MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

A líder legislativo, Maia promete unir Parlamentos da região por Venezuela

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Julio Borges, recebeu nesta quarta (8) a promessa do colega brasileiro, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de fazer uma reunião com os líderes legislativos da América do Sul sobre a crise

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.02.2017, 22:47:01 Editado em 08.02.2017, 22:50:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Julio Borges, recebeu nesta quarta (8) a promessa do colega brasileiro, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de fazer uma reunião com os líderes legislativos da América do Sul sobre a crise no país.

continua após publicidade

Em Brasília, Borges discutiu com o presidente da Câmara a situação política no vizinho e pediu apoio à libertação de opositores presos, principalmente o deputado Gilber Caro, encarcerado mesmo tendo imunidade parlamentar.

Sobre a comissão, o brasileiro disse esperar que a reunião sirva como uma forma de integrar os parlamentos, embora a proposta inicial seja a de "restabelecer uma situação de normalidade democrática" na Venezuela.

continua após publicidade

"Uma primeira reunião [é importante] para que possamos deixar claro que nosso Parlamento entende que a situação que vive hoje a Venezuela e seu Parlamento precisa ser superada o mais rápido possível", afirmou.

O responsável por articular a relação com as Câmaras dos países vizinhos será o deputado Rubens Bueno (PPS-PR). Maia também sugeriu levar ao plenário uma moção de apoio às reivindicações da oposição venezuelana.

Dominada pela oposição, a Assembleia Nacional foi colocada em desacato em agosto pelo Tribunal Supremo de Justiça, cuja maioria é de aliados do presidente Nicolás Maduro, motivo pelo qual nenhuma de suas decisões tem valor.

continua após publicidade

O chavista também ameaça os legisladores a fechar a Casa devido ao desacato. No encontro, Borges citou ainda o aumento da imigração dos venezuelanos devido ao que chamou de autoritarismo do governo.

Ele mencionou a necessidade de novas eleições locais. "Nosso país precisa, exige de maneira urgente uma mudança e isso pode ocorrer se, com a força da população, conseguirmos que o voto se imponha", disse o venezuelano.

OUTROS ENCONTROS

continua após publicidade

Em seguida, Julio Borges se encontrou com o presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e com o ministro das Relações Exteriores, José Serra, no Palácio do Itamaraty.

"Nós defendemos que a democracia prevaleça, que as eleições aconteçam e que povo da Venezuela decida o que é melhor para eles. Ditaduras, nem de esquerda e nem de direita", afirmou Eunício Oliveira.

Já Serra entregou o original da carta que o presidente Michel Temer enviou a Borges na última sexta (3). O líder do Legislativo venezuelano publicou uma tradução livre da correspondência na terça (7).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "A líder legislativo, Maia promete unir Parlamentos da região por Venezuela"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!