MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Justiça nega recurso emergencial de Trump para retomar veto a imigrantes

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Justiça dos EUA negou na madrugada de domingo (5) uma apelação emergencial do Departamento de Justiça para restaurar a ordem executiva do presidente Donald Trump que barra imigrantes de sete países de maioria muçulmana. A d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.02.2017, 08:35:02 Editado em 05.02.2017, 08:35:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Justiça dos EUA negou na madrugada de domingo (5) uma apelação emergencial do Departamento de Justiça para restaurar a ordem executiva do presidente Donald Trump que barra imigrantes de sete países de maioria muçulmana.

continua após publicidade

A decisão mantém o bloqueio suspenso até que o caso seja julgado por completo. O governo Trump pedia para retomar a medida imediatamente.

O 9º Tribunal de Apelações dos EUA, em São Francisco, negou o recurso e determinou que o Departamento de Justiça e as partes que questionam a medida apresentem novos argumentos até segunda-feira (6) à tarde.

continua após publicidade

O pedido para suspender a ordem de Trump veio de procuradores estaduais, que consideram o decreto para barrar imigrantes inconstitucional.

O Departamento de Justiça argumenta que os Estados não têm autoridade para questionar uma ordem executiva e que o presidente tem "autoridade indiscutível" para impedir qualquer grupo estrangeiro de entrar no país.

Na sexta (3), o Tribunal Federal de Seattle determinou a suspensão do decreto de Trump, assinado uma semana antes.

continua após publicidade

Pelas redes sociais, Trump criticou durante o juiz James Robart, que tomou a decisão. "A decisão deste pseudo juiz, que essencialmente tira do nosso país o cumprimento da lei, é ridícula e será derrubada!.". Foram postadas várias mensagens contra o magistrado ao longo do sábado (4).

Com a suspensão do decreto, os cidadãos dos sete países de maioria muçulmana (Iêmen, Irã, Iraque, Líbia, Síria, Somália e Sudão) que estavam impedidos de entrar nos EUA por 90 dias passaram a ser aceitos pelas companhias aéreas no embarque de voos para solo americano.

Isso provocou uma corrida aos aeroportos da Europa e do Oriente Médio para entrar antes do fim do recurso. Os vistos voltaram a ser aceitos por companhias aéreas como Emirates, Etihad, Turkish Airlines, Iberia, Air France e Lufthansa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Justiça nega recurso emergencial de Trump para retomar veto a imigrantes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!