MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ELN solta refém e destrava negociação para acordo de paz na Colômbia

SYLVIA COLOMBO BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - A guerrilha colombiana ELN (Exército de Libertação Nacional) libertou nesta quinta-feira (2) o ex-congressista Odín Sánchez Montes de Oca, 60, sequestrado desde abril de 2016, cumprindo assim o último

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.02.2017, 18:19:28 Editado em 02.02.2017, 23:41:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SYLVIA COLOMBO

continua após publicidade

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - A guerrilha colombiana ELN (Exército de Libertação Nacional) libertou nesta quinta-feira (2) o ex-congressista Odín Sánchez Montes de Oca, 60, sequestrado desde abril de 2016, cumprindo assim o último requisito imposto pelo governo de Juan Manuel Santos para que tivesse início a fase de negociações públicas do acordo de paz entre o Estado colombiano e essa milícia.

Espera-se que representantes das duas partes comecem a discutir um tratado para pôr fim ao conflito a partir do próximo dia 7, em Quito, no Equador.

continua após publicidade

A novela do cativeiro de Montes de Oca foi acompanhada por toda a Colômbia. O político havia se oferecido à guerrilha em troca da liberdade de seu irmão, o ex-governador do Departamento de Chocó Patrocinio Sánchez, sequestrado em 2013 e cuja saúde estava muito debilitada.

Patrocínio foi liberado, mas Odín permaneceu, até esta quinta (2), em poder da guerrilha. O ELN considera a ambos como inimigos por alegar terem conexão com os paramilitares que atuam na região de Chocó e que teriam sido responsáveis pelo assassinato de vários guerrilheiros.

O ELN é uma das milícias mais antigas em atividade na Colômbia. Assim como as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), que chegaram a um acordo com o governo no fim do ano passado, o ELN formou-se nos anos 1960. Apesar das coincidências ideológicas -ambas as milícias são de origem marxista-, o ELN guarda algumas diferenças com as Farc.

continua após publicidade

Se caracterizam, por exemplo, por ser um grupo mais ligado à religião, tendo integrantes vinculados à Teologia da Libertação, e por atuar em células menores. Nunca tiveram um grande exército e hoje estima-se que operam com cerca de 2.000 guerrilheiros.

Seu foco está na realização de sequestros estratégicos e ações pontuais, como a derrubada de torres de energia. Assim como as Farc, praticam também a extorsão e o narcotráfico. Sua influência é grande em Departamentos mais humildes, como Nariño, Santander, Tolima, Cesar e Arauca.

No ano passado, quando o governo encontrava-se na fase final das negociações com as Farc, as conversas com o ELN se intensificaram. Enquanto a equipe de negociadores de Santos queria evitar que dissidentes das Farc se aliassem a essa guerrilha, o ELN manifestou vontade de aproveitar a chance de fazer um acordo parecido, em que também pudessem ter acesso a um tribunal especial, e assim obter anistias e diminuição de penas.

continua após publicidade

Os dois lados, então, decidiram dar início às negociações em outubro. Essa data, porém, não se cumpriu justamente porque o ELN se recusou a devolver seus sequestrados, uma exigência do governo. Santos então, aceitou que a guerrilha mantivesse alguns nessa primeira fase. mas que, ao menos por enquanto, liberasse a Montes de Oca.

Outros sequestrados seguem em poder da guerrilha, e isso vem sendo considerado um grande entrave. Com as Farc, foi diferente. Já em 2012, quando as negociações avançavam, a milícia deixou de praticar sequestros.

"É uma preocupação que temos, a de que o ELN, em vez de fazer gestos de paz, mantenha essa atitude hostil de não liberar sequestrados", disse Juan Camilo Restrepo, chefe de negociações do governo com o ELN, à imprensa colombiana.

Ainda assim, em sinal de boa vontade, quando a guerrilha decidiu soltar Montes de Oca, o governo também libertou dois integrantes da milícia que estavam em seu poder.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ELN solta refém e destrava negociação para acordo de paz na Colômbia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!