MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Uma pessoa morre após segunda maior cheia da história de rio no Acre

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O rio Juruá, no Acre, atingiu 14,15 m de profundidade nesta terça-feira (31), sua segunda maior cheia registrada na história, de acordo com o governo do Estado. Com a alta das águas, pelo menos uma pessoa morreu. Na segunda (

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.01.2017, 20:20:20 Editado em 31.01.2017, 20:25:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O rio Juruá, no Acre, atingiu 14,15 m de profundidade nesta terça-feira (31), sua segunda maior cheia registrada na história, de acordo com o governo do Estado. Com a alta das águas, pelo menos uma pessoa morreu.

continua após publicidade

Na segunda (30), a prefeitura de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre com cerca de 80 mil habitantes, havia decretado estado de emergência devido aos alagamentos causados pela subida do rio.

A cidade é atravessada pelo Juruá, que ultrapassou a sua cota de transbordamento -14 m. A maior profundidade registrada no rio foi em 1995, quando chegou a 14,18 m.

continua após publicidade

Até o momento uma morte foi registrada devido à cheia. Um pescador que trabalhava no Juruá foi encontrado morto às margens do rio nesta terça-feira. Ele havia desaparecido na segunda.

Segundo o governo, 1.904 pessoas foram removidas por morarem em regiões atingidas pelo alagamento. Na área urbana, 12 bairros foram afetados pelas cheias, que foram causadas pelo alto volume de chuvas na região.

A vice-governadora do Estado, Nazareth Araújo (PT), foi a Cruzeiro do Sul nesta terça-feira e se reuniu com autoridades do Município para tratar de procedimentos de socorro às vítimas.

continua após publicidade

Segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, com diminuição das chuvas a velocidade de subida das águas diminuiu.

"A gente acredita que nas próximas 24 horas o Rio Juruá aponte sinais de estabilidade, diminuindo sua velocidade de subida. Estamos preparados para qualquer cenário", afirmou.

CHEIAS

continua após publicidade

Outros rios do Acre estão em nível mais alto do que o comum. O Rio Taraucá, que passa perto de cidade do mesmo nome, estava com 10,6 m de profundidade na manhã desta terça. Quando ele ultrapassa 9,5 m já é considerado em transbordamento. Até agora, 16 famílias foram removidas de áreas de risco.

Em 2014, uma enchente causada pelo transbordamento do rio Acre alagou 80% do município de Brasileia, que também é cortado pelas águas.

Os rios Acre, que passa pela capital Rio Branco, e Envira, em Feijó, estavam com 12,4 m de profundidade nesta terça-feira. Segundo medição do Corpo de Bombeiros, eles tiveram elevação de 33 cm em 24h, mas permanecem abaixo de situação de alerta -que é de 13,5 m para ambos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Uma pessoa morre após segunda maior cheia da história de rio no Acre"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!