MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - Democratas prometem barrar nome indicado por Trump à Suprema Corte

PATRÍCIA CAMPOS MELLO, ENVIADA ESPECIAL WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - Senadores democratas prometeram barrar qualquer nome indicado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para ocupar a vaga existente na Suprema Corte -Trump anunciou que irá revelar o ind

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.01.2017, 21:17:09 Editado em 30.01.2017, 21:20:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

PATRÍCIA CAMPOS MELLO, ENVIADA ESPECIAL

continua após publicidade

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - Senadores democratas prometeram barrar qualquer nome indicado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para ocupar a vaga existente na Suprema Corte -Trump anunciou que irá revelar o indicado nesta terça-feira (31).

Além disso, os senadores democratas também afirmaram que vão postergar a confirmação do secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, para terça-feira (7).

continua após publicidade

A Casa Branca, em resposta, divulgou uma nota acusando democratas de obstruírem sistematicamente as escolhas de Trump. "O presidente Trump enfrenta obstrucionismo não enfrentado por outros presidentes", diz o comunicado.

Segundo o texto, 17 dos indicados por Trump para liderarem secretarias ou agências ainda não foram confirmados pelo Senado. Também aos 11 dias de governo, o ex-presidente Barack Obama (democrata) tinha apenas sete indicados aguardando confirmação e o ex-presidente George W. Bush (republicano), quatro.

Para um indicado assumir, ele precisa ser confirmado pela maioria dos senadores, 51. Como 52 dos 100 senadores são republicanos, os democratas podem apenas adiar as confirmações, mas não bloquear.

continua após publicidade

Já para o indicado à Suprema Corte, são necessários 60 votos de senadores. No ano passado, republicanos se recusaram a realizar a votação do nome do juiz Merrick Garland, indicado de Obama à vaga deixada por Antonin Scalia, morto em fevereiro.

Democratas afirmam que essa vaga "foi roubada" e ameaçam bloquear qualquer indicado de Trump. Para isso, eles precisam de 41 votos de senadores democratas para uma manobra chamada "filibuster" que pode adiar indefinidamente a votação.

A escolha do juiz da Suprema Corte é crucial para os democratas, porque mais um magistrado conservador levará as decisões da Corte para a direita em questões como legalização do aborto, porte de armas e casamento gay.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Democratas prometem barrar nome indicado por Trump à Suprema Corte"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!