MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

SIP condena ataques do governo Trump à imprensa e jornalistas

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) condenou, em nota divulgada nesta sexta-feira (27), os ataques do governo do presidente Donald Trump nos EUA a meios de comunicação e jornalistas. O presidente da SIP, Matt Sanders,

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.01.2017, 15:28:09 Editado em 27.01.2017, 15:30:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) condenou, em nota divulgada nesta sexta-feira (27), os ataques do governo do presidente Donald Trump nos EUA a meios de comunicação e jornalistas.

continua após publicidade

O presidente da SIP, Matt Sanders, afirmou que as declarações do estrategista-chefe de Trump, Stephen Bannon, de que a mídia "deveria ficar de boca calada" não correspondem "ao espírito da Primeira Emenda", que garante a liberdade de expressão nos EUA.

Ele ressaltou que, embora tudo ainda esteja no âmbito de declarações e opiniões de Trump e seus funcionários, "corre-se o risco de estar se criando um clima propício que poderia desencadear medidas restritivas concretas" à atuação da imprensa.

continua após publicidade

Sanders lembrou ainda que, desde a campanha eleitoral, Trump atacou a imprensa, chamando-a de mentirosa e desonesta, além de ter atacado profissionais da mídia. "Temos experiência na SIP em observar como outros presidentes da região passaram de um discurso incendiário à censura direta de veículos e jornalistas. Estamos atentos e alertas diante dessa situação."

Na semana passada, durante visita à CIA, Trump afirmou que está "em guerra" contra a mídia e que os jornalistas "estão entre as pessoas mais desonestas do planeta".

JORNALISTAS DETIDOS

continua após publicidade

Detidos pela polícia ao fazer a cobertura de protestos anti-Trump no dia da posse do presidente, seis jornalistas receberam acusações de crimes graves, podendo ser condenados a até dez anos de prisão e multa de US$ 25 mil (R$ 80 mil).

Esses profissionais estão dentre os cerca de 230 detidos em manifestações em Washington no dia 20. Nos protestos, houve depredação e confronto com agentes de segurança a poucas quadras do trajeto do desfile presidencial, que fez parte da cerimônia de posse de Trump.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "SIP condena ataques do governo Trump à imprensa e jornalistas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!