MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Secretário de Defesa é primeiro nome de Trump confirmado pelo Senado

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O general da reserva James Mattis foi o primeiro dos 15 indicados por Trump para seu gabinete a ser aprovado pelo Senado, nesta sexta-feira (20). Ele assumirá o Departamento de Defesa. Mattis e o general John F. Kelly, escolh

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.01.2017, 21:01:01 Editado em 20.01.2017, 21:05:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O general da reserva James Mattis foi o primeiro dos 15 indicados por Trump para seu gabinete a ser aprovado pelo Senado, nesta sexta-feira (20). Ele assumirá o Departamento de Defesa.

continua após publicidade

Mattis e o general John F. Kelly, escolhido para secretário de Segurança Interna são os dois únicos que não enfrentaram grande resistência dos parlamentares. A expectativa era de que Kelly também tivesse seu nome aprovado na noite de sexta.

Horas antes da decisão dos senadores, um dos primeiros atos de Trump como presidente fora assinar a lei permitindo a Mattis que ficasse à frente do Pentágono.

continua após publicidade

O texto permite uma situação de exceção, já que, pela lei federal, a pasta só pode ser chefiada por alguém inativo nas Forças Armadas há pelo menos sete anos. Ele se aposentou em 2013.

Trump também assinou, nesta sexta, a indicação formal de cada um dos escolhidos para o seu gabinete.

Conhecido como James "Cachorro Louco" Mattis, o general que já foi do alto escalão da Otan -aliança militar ocidental que Trump tachava de "obsoleta"- já afirmou que o "islã político" era a maior ameaça aos EUA e é favorável a uma postura agressiva contra "adversários" do país, como Irã.

continua após publicidade

Em sua sabatina no Comitê de Serviços Armados do Senado, no último dia 12, Mattis disse que Moscou é um "competidor estratégico" dos EUA que "desperta graves preocupações em várias frentes" e defendeu uma presença militar permanente dos EUA nos países bálticos para deter a Rússia.

"Sou completamente a favor de engajamento, mas temos que reconhecer a realidade do que a Rússia quer, e há um número decrescente de áreas em que podemos cooperar", afirmou.

Os processos de aprovação que podem demorar mais são dos indicados para as pastas de Educação (a empresária Betsy DeVos), Saúde (Tom Price) e Orçamento (Mick Mulvaney), e para secretário de Justiça (Jeff Sessions).

Todos os altos cargos do gabinete precisam de aprovação do Congresso, menos o de chefe de gabinete. Nos comitês e no plenário, é necessária aprovação por maioria simples.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Secretário de Defesa é primeiro nome de Trump confirmado pelo Senado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!