MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Ricardo Lagos aceita indicação de partido e disputará eleição no Chile

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos, 78, aceitou neste sábado (14) a nomeação de seu partido (PPD) para concorrer à Presidência nas eleições gerais marcadas para novembro. Lagos faz parta da ala de centro-esquerda chilena

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.01.2017, 09:21:11 Editado em 15.01.2017, 12:59:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos, 78, aceitou neste sábado (14) a nomeação de seu partido (PPD) para concorrer à Presidência nas eleições gerais marcadas para novembro.

continua após publicidade

Lagos faz parta da ala de centro-esquerda chilena que integra a coalizão do governo da presidente Michelle Bachelet.

Ele foi o primeiro presidente socialista do Chile depois de Salvador Allende (1908-1973), que foi deposto pela ditadura (1973-1990) de Augusto Pinochet, morto em 2006.

continua após publicidade

"Sou o mesmo de sempre, com as mesmas convicções de toda a vida. Me educaram para querer e servir ao Chile", disse ao ser proclamado candidato presidencial.

Como presidente, de 2000 a 2006, Lagos foi visto como um moderado, desapontando alguns setores de esquerda por não atuar fortemente para diminuir a desigualdade no Chile.

Ao lado de Alejandro Guillier Álvarez, ex-jornalista e atualmente senador, e do ex-secretário geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), José Miguel Insulza, Lagos aspira disputar uma primária em 2 de julho para definir quem será o candidato pela coalizão governante nas eleições gerais.

continua após publicidade

Caso vença, o ex-presidente poderá enfrentar o empresário e também ex-presidente Sebástian Piñera (2010-2014), que representa a direita e tem liderado as pesquisas com 20% das intenções de voto, mas que ainda não confirmou se será candidato presidencial.

As eleições chilenas acontecem em novembro e quem vencer tomará posse em março de 2018 para um mandato de quatro anos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Ricardo Lagos aceita indicação de partido e disputará eleição no Chile"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!