MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Morre Mitsuaki Shimizu, um dos mais tradicionais sushimen de São Paulo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A gastronomia de São Paulo perdeu nesta quinta-feira (12) um de seus mais tradicionais e discretos personagens: o sushiman Mitsuaki Shimizu, fundador e titular do Sushiguen. Aos 75 anos, ele estava internado havia semanas por

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.01.2017, 14:28:16 Editado em 13.01.2017, 14:30:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A gastronomia de São Paulo perdeu nesta quinta-feira (12) um de seus mais tradicionais e discretos personagens: o sushiman Mitsuaki Shimizu, fundador e titular do Sushiguen. Aos 75 anos, ele estava internado havia semanas por conta de uma bactéria contraída em viagem ao Japão.

continua após publicidade

Japonês de Kagoshima, na ilha de Kyushu, Shimizu chegou ao Brasil adolescente, em 1959. Seu primeiro trabalho em restaurante foi no extinto Kazumi. Fundou o Sushiguen em 1974, no mesmo local onde funciona até hoje, no Paraíso, nas fraldas do bairro da Liberdade.

Ao longo desses 43 anos Shimizu foi sempre uma referência da gastronomia japonesa em São Paulo. Embora muito frequentado inclusive pelo público ocidental e da moda, sempre manteve um perfil tradicional (o que, em São Paulo, sempre foi mais sinal de qualidade do que invencionices desenfreadas).

continua após publicidade

Ele nunca aderiu aos produtos exóticos nas versões californianas ou tropicalizadas dos sushis; mantinha uma fachada que poderia parecer brega, mas tinha tudo a ver com Tóquio (porta sempre fechada, placa discreta, apenas uma vitrine com mockups -aquelas cópias de plástico- dos pratos); decoração simples e com um aquário no salão.

Em algo, porém, o veterano sushiman diferia da tradição: era acessível e comunicativo, mesmo em seu claudicante português. Com isso, além de cativar o público, formou sem alarde muitos profissionais que por ali passaram. Entre os quais seu filho, Hideto, que chegou a dirigir uma antiga filial da casa, depois esteve fora do Brasil (trabalhou no Nobu), e hoje dirige um interessante delivery de cozinha japonesa, o Sushi Beta.

O velório de Mitsuaki Shimizu está marcado para domingo (15), a partir das 7h, no cemitério São Pedro, ao lado do Crematório da Vila Alpina, onde ele será cremado às 12h30.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Morre Mitsuaki Shimizu, um dos mais tradicionais sushimen de São Paulo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!