MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Movimento 5 Estrelas abandona bloco eurocético no Parlamento Europeu

DIOGO BERCITO MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - O partido populista italiano Movimento 5 Estrelas decidiu separar-se do grupo eurocético no Parlamento Europeu, em uma decisão que pode acalmar os mercados após uma sucessão de atritos no país. O comediante Bep

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.01.2017, 12:47:51 Editado em 10.01.2017, 01:00:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DIOGO BERCITO

continua após publicidade

MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - O partido populista italiano Movimento 5 Estrelas decidiu separar-se do grupo eurocético no Parlamento Europeu, em uma decisão que pode acalmar os mercados após uma sucessão de atritos no país.

O comediante Beppe Grillo, que lidera o movimento antissistema, havia pedido que os membros votassem em um referendo on-line para decidir a ruptura. A consulta foi encerrada no início da tarde desta segunda-feira (9) com 78,5% votos a favor.

continua após publicidade

O 5 Estrelas era até então aliado do Ukip (Partido pela Independência do Reino Unido) no Parlamento Europeu, um braço legislativo da União Europeia. Com o voto proposto por Grillo, o partido deve mover-se ao bloco dos liberais liderado pelo premiê belga, Guy Verhofstadt.

O Ukip foi uma das principais forças por trás do "brexit", a controversa decisão britânica de deixar a União Europeia. Verhofstadt, por outro lado, é um entusiasta da integração europeia.

Com isso, o 5 Estrelas poderia estar sinalizando sua transição a posições mais moderadas -o que tranquilizaria observadores externos, receosos de que o partido antissistema ganhe força na Itália e vote também por sua saída do bloco econômico.

continua após publicidade

Grillo nunca propôs tal medida, mas ele costuma ser crítico à moeda comum europeia, o euro. Ele também fez campanha contra o referendo constitucional proposto pelo então premiê Matteo Renzi, cuja derrota significou a queda de seu governo.

OPOSIÇÃO

O 5 Estrelas foi fundado em 2009 e tornou-se rapidamente uma das forças de oposição mais importantes da Itália. Assim como o Podemos, na Espanha, seu crescimento foi em parte devido à plataforma crítica à corrupção e ao "sistema".

continua após publicidade

O movimento conquistou 17 assentos nas eleições europeias de 2014 e aliou-se ao Ukip, com 22 cadeiras. Segundo Grillo, ambos os partidos só votaram juntos em um quinto das ocasiões durante os dois últimos anos.

Nigel Farage, do Ukip, reagiu ao anúncio do comediante e disse que o 5 Estrelas não sobreviveria em uma aliança liberal. A medida foi também criticada dentro do movimento italiano e por outros partidos populistas, como o xenófobo Liga Norte.

Para Grillo, no entanto, a adesão ao grupo dos liberais ajudaria a dar visibilidade ao partido, em um período fundamental de sua trajetória. É possível que a Itália tenha eleições antecipadas ainda neste ano, nas quais o 5 Estrelas pode ganhar espaço.

O bloco liberal -conhecido como Aliança de Liberais e Democratas pela Europa- tem 68 parlamentares e sua aliança com o 5 Estrelas se transformaria na terceira principal força do Parlamento Europeu, segundo Grillo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Movimento 5 Estrelas abandona bloco eurocético no Parlamento Europeu"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!