MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Turquia diz ter identificado autor de ataque; suspeito segue foragido

DIOGO BERCITO, ENVIADO ESPECIAL ISTAMBUL, TURQUIA (FOLHAPRESS) - O governo turco afirmou nesta quarta-feira (4) ter identificado o autor do atentado de Istambul. O atirador, cujo nome não foi revelado ao público, segue em fuga. O anúncio foi feito pelo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.01.2017, 10:07:55 Editado em 04.01.2017, 10:10:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DIOGO BERCITO, ENVIADO ESPECIAL

continua após publicidade

ISTAMBUL, TURQUIA (FOLHAPRESS) - O governo turco afirmou nesta quarta-feira (4) ter identificado o autor do atentado de Istambul. O atirador, cujo nome não foi revelado ao público, segue em fuga.

O anúncio foi feito pelo chanceler Mevlüt Cavusoglu em uma entrevista à agência de notícias estatal Anadolu -ele não divulgou mais detalhes.

continua após publicidade

As autoridades anunciaram também novas detenções, somadas àquelas dos últimos dias, indicando uma extensa busca. A polícia deteve 27 pessoas na cidade de Esmirna, no oeste do país.

No dia anterior, dois cidadãos estrangeiros haviam sido detidos no aeroporto de Istambul esperando um voo internacional.

O governo divulgou uma imagem do suspeito. A fotografia circula em Istambul em jornais e cartazes. Um táxi, visto pela reportagem, levava o retrato colado no vidro de seu carro.

continua após publicidade

Em seu primeiro discurso público desde o atentado, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que o ataque "tem por objetivo polarizar a sociedade, isso está muito claro". "Vamos permanecer de pé e manter o sangue frio."

ATAQUE

O homem armado procurado na Turquia disparou contra o público da casa noturna Reina durante as celebrações de Ano-Novo no domingo passado (1º), deixando 39 mortos e 69 feridos.

continua após publicidade

O atentado foi reivindicado pela facção terrorista Estado Islâmico, que justificou a ação como represália aos ataques turcos à Síria.

A imprensa turca afirma, citando fontes de inteligência, que o autor tinha sido treinado para o embate urbano, provavelmente na Síria. Um jornal local dizia ainda que ele tinha origem no Quirguistão, na Ásia Central.

O atirador teria chegado à Turquia em novembro com sua mulher e filhos e se estabelecido na cidade de Konya, no sul da Turquia. Essa informação não foi confirmada e circula entre outros rumores já desmentidos, como a imagem do passaporte de um dos suspeitos.

Em meio ao clima de insegurança e às informações desencontradas, o Parlamento decidiu ampliar o estado de emergência por três meses a partir de 19 de janeiro.

A medida foi adotada após a tentativa de golpe em 15 de julho e renovada em outubro, permitindo que o governo limite ou suspenda liberdades individuais quando julgar que seja necessário.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Turquia diz ter identificado autor de ataque; suspeito segue foragido"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!