MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Reunião da ONU definirá moldes de uma cidade democrática e sustentável

EDUARDO GERAQUE SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A reunião da ONU sobre cidades, que começa oficialmente nesta segunda (17), em Quito, no Equador, vai definir os moldes de como uma cidade democrática e sustentável deve ser. O modelo surgiu por consenso, nas r

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.10.2016, 13:29:27 Editado em 17.10.2016, 22:24:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

EDUARDO GERAQUE

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A reunião da ONU sobre cidades, que começa oficialmente nesta segunda (17), em Quito, no Equador, vai definir os moldes de como uma cidade democrática e sustentável deve ser. O modelo surgiu por consenso, nas reuniões preparatórias para o evento, que ocorre de 20 em 20 anos.

"Durante os debates, havia também quem defendesse as cidades competitivas e as cidades inteligentes [como modelos ideais]", afirma Nelson Saule Júnior, pesquisador do Instituto Pólis, de São Paulo.

continua após publicidade

Ele participou das discussões preparatórias para o evento em Quito, no Equador, conhecido mundialmente pelo nome Hábitat III.

De acordo com o especialista, enquanto o modelo de cidade democrática era defendido pelo Brasil e os demais países do G77, a cidade competitiva era a preferida dos grandes grupos econômicos internacionais.

"As chamadas cidades inteligentes era o modelo defendido por países como Estados Unidos, Japão e Alemanha", diz Saule Júnior.

continua após publicidade

Por cidade democrática, explica o pesquisador, entende-se aquela que dê ênfase para políticas de mobilidade urbana, para ações de gestão democrática, que privilegie a participação social, e busque regularizar ou legalizar os assentamentos de baixa renda.

"São todas as ações de governo, que vão no direção de serem inclusivas, justas e democráticas", diz Saule Júnior.

Uma cidade democrática também precisa ser sustentável do ponto de vista ambiental. O que significa investir em políticas públicas para o tratamento dos resíduos sólidos e também de melhoria do saneamento básico.

continua após publicidade

O pesquisador lembra que apesar de o Brasil estar, pelo menos no papel, bem calçado desde o Estatuto da Cidade, que tem 15 anos, muitas outras cidades do mundo, em áreas como América, Ásia e África, principalmente, não estão no mesmo nível.

A partir dessa linha de ação, diz o pesquisador do Instituto Pólis, o que também será discutido em Quito, é como implementar as políticas em termos locais.

continua após publicidade

"O reconhecimento estratégico da importância dos governos locais é outra questão fundamental. A partir disso, precisamos de caminhos para implementar as políticas".

Inclusive, afirma Saule Júnior, desenvolver ações complexas e atuais como a recepção de imigrantes. Ou a segurança alimentar das pessoas, a partir de uma integração grande entre as zonas urbanas e o mundo rural.

Para quem acha que as intermináveis discussões nas salas dos eventos da ONU são chatíssimas e desvinculadas do mundo real, Francisco Comaru, professor da Universidade Federal do ABC, volta há 20 anos no tempo.

Durante o Hábitat II, diz ele, há 20 anos em Istambul, a grande discussão era sobre o direito à moradia nas cidades. "Tema que foi incorporado à Constituição Brasileira em 1988 e, ainda hoje, suscita tanto debate".

O fato de a questão da moradia, nos grandes centros, não estar equacionada, diz Comaru, não inviabiliza o fato de que ele passou a ser debatido e, também, inserido em políticas públicas das zonas urbanas do mundo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Reunião da ONU definirá moldes de uma cidade democrática e sustentável"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!