MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Luto pela morte do rei tailandês Bhumibol gera corrida por roupa preta

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Centros provisórios para tingir roupas são um novo fenômeno na capital tailandesa, já que vestimentas pretas se tornaram caras para muitos dos que lamentam a morte do rei Bhumibol Adulyadej. O governo do país decretou luto na

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.10.2016, 11:41:29 Editado em 17.10.2016, 22:24:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Centros provisórios para tingir roupas são um novo fenômeno na capital tailandesa, já que vestimentas pretas se tornaram caras para muitos dos que lamentam a morte do rei Bhumibol Adulyadej.

continua após publicidade

O governo do país decretou luto nacional pela morte do rei mais longevo do mundo, na quinta (13), e muitos vendedores de roupas foram rápidos em aumentar o preço das peças de cor preta; outras lojas já estão sem estoque.

Tinas com tinta preta eram usadas sem parar nesta segunda (17), em um centro de tingimento gratuito, montado no centro de Bancoc por uma empresa de importação de tratores. Voluntários se apressavam em anotar os nomes e contatos dos interessados, que traziam roupas coloridas.

continua após publicidade

"Algumas pessoas não têm roupas pretas, ou não têm o suficiente", disse Kanokporn Tantranont, funcionário da Krung Thai Tractor que ajuda no centro. "Se você for comprar mais roupas... os preços estão tão altos."

A empresa disse que vai manter o centro aberto até o fim do mês, e que o local está aberto a doações de roupas coloridas.

A morte de Bhumibol, após um reinado de 70 anos, gerou comoção na Tailândia, onde ele era reverenciado. E muitos passaram a criticar quem não cumpre o código do luto no país, que permite o uso de preto ou preto com branco.

continua após publicidade

Lojas de departamento vestiram seus manequins de preto, e qualquer coisa em cores como vermelho, verde ou rosa pink foi retirada de vista.

LUTO CARO

Para muitos, no entanto, reforçar o guarda-roupas não é uma opção.

continua após publicidade

Esperando pelo tingimento de suas roupas, Kamol Samutsal, 43, disse que muitas das lojas de tingimento na capital estão faturando.

"Se tornou tão caro quando comprar novas roupas", disse Kamol. "É bom que eles oferecem um serviço de graça aqui."

continua após publicidade

O vice-primeiro ministro Wissanu Krea-ngam afirmou que as pessoas não devem ser criticadas por não usarem preto ou branco, já que o importante é o sentimento do luto e não as vestimentas. É esperado que funcionários do governo usem trajes de luto por um ano. Eventos do Estado também estão sob restrições por 30 dias.

Lojas que vendem retratos do rei e outros itens relativos à monarquia também estão com dificuldades de suprir a demanda.

Na rua Dinso, nos arredores do Grand Palace, onde o corpo do rei Bhumibol está, lojas que oferecem retratos do monarca em molduras douradas estão cheias.

continua após publicidade

"O movimento aumentou cerca de 70% a 80%", disse Charlie Wangthamrongwit, 62, dono de uma das lojas da rua.

MONARQUIA

O rei Bhumibol era uma figura adorada na Tailândia, onde era visto como uma figura estabilizadora em um país que passou por diversas crises políticas nas últimas décadas.

A Tailândia é hoje governada por uma junta militar, que derrubou o governo em 2014. A população aprovou em referendo em agosto uma nova constituição que dá aos militares poderes de supervisionar governos civis.

O país também tem leis rigorosas de lesa-majestade, que proíbem críticas aos monarcas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Luto pela morte do rei tailandês Bhumibol gera corrida por roupa preta"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!