MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Deve-se 'limpar' Aleppo para liberar a Síria, diz ditador Assad

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ditador da Síria, Bashal al-Assad, disse a um jornal russo que se deve continuar "limpando" Aleppo, cidade no norte do país controlada por rebeldes que é alvo de uma ofensiva militar do regime sírio duramente criticada pelo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.10.2016, 10:05:24 Editado em 14.10.2016, 10:10:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ditador da Síria, Bashal al-Assad, disse a um jornal russo que se deve continuar "limpando" Aleppo, cidade no norte do país controlada por rebeldes que é alvo de uma ofensiva militar do regime sírio duramente criticada pelo Ocidente.

continua após publicidade

"É preciso seguir limpando essa área e empurrar os terroristas para a Turquia, para que voltem a seu lugar de origem, ou matá-los. Não há outra opção", disse Assad nesta quinta-feira (13) em entrevista em inglês ao jornal russo "Komsolmolskaya Pravda".

Segundo o ditador, Aleppo, que é uma das maiores cidades da Síria, "será um importante trampolim" para retomar áreas das mãos de rebeldes em outras partes do país.

continua após publicidade

Nos últimos meses, Aleppo tem sido a principal frente de batalha da guerra civil que assola a Síria há quase seis anos e que já contabiliza mais de 300 mil mortos.

Há meses, tropas leais ao regime sírio realizam um cerco a partes de Aleppo controladas por rebeldes -estima-se que 270 mil pessoas estejam isoladas nestas áreas. Com o apoio da Rússia, a aviação síria vem bombardeando a cidade, matando centenas de civis e deixando o cenário urbano em ruínas.

Nesta sexta-feira (14), os moradores de Aleppo acordaram sob uma leva intensificada de ataques aéreos, após um breve período de relativa tranquilidade.

continua após publicidade

A ONU (Organização das Nações Unidas), pretende levar nas próximas semanas comboios de ajuda humanitária a dezenas de áreas isoladas na Síria. O regime de Damasco, entretanto, vetou o envio de mantimentos às áreas tomadas por rebeldes em Aleppo.

A campanha para retomar a cidade vem sofrendo duras críticas do Ocidente, que oferece suporte a alguns grupos rebeldes em combate.

Nas últimas semanas, autoridades de EUA, França e Reino Unido têm sugerido que o regime sírio e o governo russo deveriam ser investigados por crimes de guerra em Aleppo.

continua após publicidade

As divergências em relação à Síria vêm provocando o estremecimento das relações diplomáticas entre a Rússia e o Ocidente. É a primeira vez desde a Guerra Fria que Washington e Moscou, as duas principais potências militares do planeta, ocupam lados opostos em um campo de batalha.

Na entrevista ao jornal russo, Assad disse que a guerra civil na Síria se transformou em um conflito entre potências mundiais.

"O que temos visto recentemente nas últimas semanas, e talvez nos últimos meses, é algo mais como a Guerra Fria", afirmou o ditador. "Eu não seu como chamá-lo, mas não é algo que tem existido recentemente. Eu não penso que o Ocidente e especialmente os EUA tenham parado sua Guerra Fria, mesmo após a queda da União Soviética."

O presidente dos EUA, Barack Obama, deve ser reunir nesta sexta com seus assessores de política externa para discutir novas estratégias militares para a Síria.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, se encontrará neste sábado (15) na Suíça com seu colega russo, o chanceler Sergei Lavrov, para tentar retomar as negociações por um cessar-fogo na Síria.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Deve-se 'limpar' Aleppo para liberar a Síria, diz ditador Assad"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!