MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Obama oferece novas pistas sobre missão para Marte

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - "Uma das minhas primeiras memórias é estar sentado nos ombros do meu avô balançando uma bandeira enquanto nossos astronautas retornavam para o Havaí." Foi assim que Barack Obama, presidente dos EUA, começou a falar sobre os pl

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.10.2016, 16:20:00 Editado em 11.10.2016, 16:20:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - "Uma das minhas primeiras memórias é estar sentado nos ombros do meu avô balançando uma bandeira enquanto nossos astronautas retornavam para o Havaí." Foi assim que Barack Obama, presidente dos EUA, começou a falar sobre os planos americanos para expandir a exploração espacial. A declaração foi dada em coluna assinada pelo próprio presidente, na CNN.

continua após publicidade

O presidente afirmou, nesta terça (11), que a colaboração com empresas espaciais privadas é essencial para que humanos deixem sua pegada em Marte até 2030.

A ideia de Obama é "expandir as fronteiras das descobertas humanas e, ao mesmo tempo, revitalizar a indústria espacial e criar empregos", conforme comunicado divulgado pela Casa Branca.

continua após publicidade

Obama, em 2010, instituiu alguns desafios.

O primeiro era chegar a um asteroide até o ano de 2025. O segundo era alcançar o planeta vermelho até meados de 2030. O setor privado foi incentivado a pavimentar o caminho para essas realizações.

A ISS (Estação Espacial Internacional) é o coração e a alma da jornada para Marte. A Nasa chama essa etapa de "Terra Dependente". O próximo passo, chamado "Campo de Provas", planejado para a próxima década, será testar ao redor da Lua as tecnologias desenvolvidas na ISS.

continua após publicidade

O presidente destacou que, atualmente, mais de mil empresas espaciais privadas trabalham em quase todos os Estados americanos.

"Estou excitado em anunciar que estamos trabalhando com nossos parceiros comerciais para construir habitats com o poder de sustentar e transportar astronautas em missões de longa duração ao espaço profundo", afirmou o presidente na coluna.

Segundo o comunicado da Casa Branca, até o momento seis empresas receberam prêmios destinados ao desenvolvimento desses habitats. Além disso, o sucesso dessa primeira etapa levou à seleção, em agosto deste ano, de mais seis empresas que devem produzir protótipos de módulos de habitação.

continua após publicidade

Obama planeja discutir as iniciativas mais profundamente com cientistas, engenheiros e acadêmicos em um evento de inovação que ocorrerá na quinta, em Pittsburgh.

O presidente não detalhou quanto custaria uma missão para Marte e como os EUA pagariam por ela. Contudo, a Nasa pode contar a ajuda de alguns bilionários. São eles Elon Musk, criador da SpaceX (empresa responsável pelo primeiro foguete que conseguiu colocar satélites em órbita e pousar inteiro e em segurança na Terra) e Jeff Bezos, fundador da Amazon e da companhia espacial Blue Origin (criadora de foguetes que futuramente poderiam ser usados pela Nasa).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Obama oferece novas pistas sobre missão para Marte"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!