MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - Obama declara estado de emergência na Flórida devido ao furacão Matthew

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou estado de emergência na Flórida e ordenou que ajuda federal seja enviada ao Estado para auxiliar na resposta ao furacão Matthew. A decisão de Obama autoriza que o Depart

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.10.2016, 15:54:36 Editado em 06.10.2016, 16:51:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou estado de emergência na Flórida e ordenou que ajuda federal seja enviada ao Estado para auxiliar na resposta ao furacão Matthew.

continua após publicidade

A decisão de Obama autoriza que o Departamento de Segurança Interna e a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Fema, na sigla em inglês) a coordenar esforços para combater os estragos da tempestade.

O Matthew, que já matou ao menos 140 pessoas, 136 delas no Haiti, foi elevado de categoria 3 para 4, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA.

continua após publicidade

Os parques temáticos Disney World, Universal Studios e SeaWorld, todos na região de Orlando, na Flórida, anunciaram que vão fechar até que o furacão passe.

Os parques da Disney e da Universal vão fechar às 17h locais (18h de Brasília) e vão ficar fechados nesta sexta (7). O SeaWorld fechou às 14h locais (15h de Brasília) e também ficará fechado nesta sexta.

Cerca de 1.500 voos foram cancelados nesta quinta (6) devido aos ventos e chuva forte na costa da Flórida. O aeroporto de Fort Lauderdale fechou na manhã de quinta e o de Orlando também deve ser fechado na quinta à noite.

continua após publicidade

As aéreas mais afetadas foram American Airlines, que tem um "hub" em Miami, além da Southwest e da JetBlue. Mais de 1.300 voos agendados para sexta-feira também foram cancelados. No sábado (8), voos na Geórgia e na Carolina do Sul também devem ser cancelados, segundo a aérea Delta Airlines.

Mais de 2 milhões de moradores atenderam a alertas para viajar para o interior.

Estradas dos Estados norte-americanos da Flórida, Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul ficaram lotadas, enquanto postos de gasolina e supermercados ficaram sem suprimentos mediante a aproximação do furacão Matthew, com ventos que se aceleraram durante a madrugada para 205 km/h.

continua após publicidade

A chegada ao continente está prevista para esta quinta-feira à noite. O governo americano ampliou a área sob alerta.

Os danos podem ser "catastróficos" se o furacão se abater diretamente sobre a Flórida, alertou o governador Rick Scott, exortando cerca de 1,5 milhão de pessoas a obedecerem a ordens de retirada.

continua após publicidade

"Se vocês estiverem relutantes em se retirar, só pensem em todas as pessoas que foram mortas", disse Scott em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira. "O tempo está acabando. Está claro que ele ou vai atingir diretamente ou passar bem ao lado da costa, e teremos ventos com a força de um furacão".

A previsão é que as águas subam até 2,7 metros.

"Não surfem", disse o governador. "Não vão à praia. Isso vai matar vocês".

continua após publicidade

Os quatro Estados norte-americanos no caminho do furacão declararam estado de emergência, o que permite a seus governos mobilizar a Guarda Nacional.

VOOS CANCELADOS

A Azul informou que alguns de seus voos entre o Brasil e os Estados Unidos serão cancelados em razão da chegada do furacão Matthews à costa norte-americana.

continua após publicidade

"Os voos 8704 e 8705, que fariam as rotas São Paulo (Viracopos) - Fort Lauderdale (Miami) - São Paulo (Viracopos), serão cancelados nesta quinta-feira (6/10). Também serão cancelados os voos 8706 e 8707, que fariam as rotas São Paulo (Viracopos) - Orlando - São Paulo (Viracopos) nesta sexta-feira (7/10)", informou a companhia em nota.

Segundo a Azul, os clientes dos voos em questão serão informados e reacomodados em outros voos da companhia ou poderão solicitar reembolso integral dos bilhetes. O telefone de contato para os passageiros é 0800 887 1118 (interior) ou 4003-1118 (capitais e regiões metropolitanas).

Já a Latam informou que quatro voos entre a Florida e o Brasil foram cancelados. São eles o JJ8076, entre Manaus e Miami, o JJ8091, entre Miami e São Paulo, o JJ8087, entre Orlando e São Paulo e o JJ8057, entre Miami e o Rio de Janeiro.

De acordo com a Latam, os passageiros afetados poderão antecipar ou adiar a viagem, sem terem de pagar multa, ir para outro destino ou solicitarem a devolução do dinheiro. O canal de contato do cliente é o 4002-5700 nas capitais e o 0300-570-5700 para as demais cidades.

A Delta Airlines, que faz o trajeto entre Brasil e Orlando (Flórida), informou que, até o momento, não há voos seus cancelados.

A United Airlines afirmou que não voa do Brasil para os aeroportos afetados pelo furacão, mas que encoraja os viajantes a checarem o status do seu voo antes de sair de casa. A empresa também diz que clientes com voos aos aeroportos afetados podem remarcá-los sem custo; mais informações podem ser obtidas nesta página (em inglês).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Obama declara estado de emergência na Flórida devido ao furacão Matthew"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!