MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Indicação de ex-premiê para chefiar a ONU é recebida com festa em Portugal

GIULIANA MIRANDA LISBOA, PORTUGAL (FOLHAPRESS) - A indicação de António Guterres como próximo secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), adiantada por representantes do Conselho de Segurança, foi recebida em clima de festa em Portugal. A vit

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.10.2016, 15:19:54 Editado em 05.10.2016, 15:20:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GIULIANA MIRANDA

continua após publicidade

LISBOA, PORTUGAL (FOLHAPRESS) - A indicação de António Guterres como próximo secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), adiantada por representantes do Conselho de Segurança, foi recebida em clima de festa em Portugal. A vitória do ex-primeiro-ministro luso dominou a imprensa, as conversas na ruas e, claro, as redes sociais.

A notícia apanhou os portugueses em um momento especialmente patriótico: esta quarta-feira, 5 de outubro, é o dia da proclamação da República no país, um feriado recheado de eventos ufanistas.

continua após publicidade

O nome de Guterres é o assunto mais comentado nas redes sociais do país, com mensagens geralmente exaltando o "orgulho" e a "honra" de ver um português no cargo.

Ironicamente, muitos portugueses também aproveitaram a ocasião para alfinetar a candidata búlgara Kristalina Georgieva, que foi a última a entrar na disputa pela liderança da ONU e era visto por vários setores como "oportunista". O nome da Comissária Europeia também está entre os mais comentados na rede social.

Os políticos portugueses, que nos últimos sete meses mobilizaram todo o aparato diplomático na campanha de Guterres, também foram rápidos ao parabenizar o compatriota pela vitória.

continua após publicidade

"Não podia ser melhor notícia para os portugueses e para Portugal, e que coincidência ser no 5 de Outubro", disse o presidente, Marcelo Rebelo de Sousa. "A votação mostra que, no momento decisivo, ninguém estava contra Guterres nem contra Portugal".

O primeiro-ministro, António Costa, ressaltou o trabalho de bastidores.

"Como amigo, dá-me uma enorme satisfação", disse o chefe de governo. "Foi um grande trabalho da nossa diplomacia, um grande esforço que todos temos feito, todos os órgãos de soberania, todos os partidos"

continua após publicidade

Apesar de euforia, a definição oficial de Guterres como sucessor de Ban Ki-moon só acontece na manhã desta quinta-feira (6), quando haverá uma votação formal, e depois ser aprovado por todos os países na Assembleia Geral.

A eleição do português, no entanto, é considerada como certa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Indicação de ex-premiê para chefiar a ONU é recebida com festa em Portugal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!