MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Líder socialista espanhol renuncia após derrotas eleitorais

DIOGO BERCITO MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - Castigado pelo desempenho ruim nas urnas e por disputas internas, Pedro Sánchez renunciou neste sábado (1º) ao cargo de secretário-geral do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol). A sigla deve ser liderada

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.10.2016, 16:21:14 Editado em 01.10.2016, 20:26:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DIOGO BERCITO

continua após publicidade

MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - Castigado pelo desempenho ruim nas urnas e por disputas internas, Pedro Sánchez renunciou neste sábado (1º) ao cargo de secretário-geral do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol).

A sigla deve ser liderada por um comitê gestor. É possível que a crise rompa o impasse político no país e leve à formação do próximo governo, aguardado desde dezembro.

continua após publicidade

Sánchez era secretário-geral do PSOE desde 2014. Ele esteve por trás do partido nos últimos dois pleitos, nos quais teve um desempenho historicamente ruim. O PSOE perdeu espaço também em eleições regionais recentes na Galícia e no País Basco.

O conservador Partido Popular venceu os pleitos de dezembro e de junho, mas sem reunir os assentos necessários para governar.

O PSOE se negou a permitir o governo do rival por meio de sua abstenção no Congresso. Por isso, recebeu parte da culpa pelo impasse.

continua após publicidade

Sánchez havia anunciado planos de convocar um congresso para reeleger-se com o voto dos militantes, em uma tentativa de se fortalecer. Seus rivais dentro do partido não aceitaram a proposta e, em um claro desafio, 17 membros da diretoria renunciaram durante a semana.

O comitê do PSOE reuniu-se neste sábado e rejeitou, com a maioria dos votos, a realização do congresso. Sánchez renunciou imediatamente após o anúncio de sua derrota dizendo ter sido uma "honra" liderar o partido.

A decisão causou tensão diante da sede do PSOE, em Madri, com gritos de militantes em seu apoio. Sánchez era popular entre a base do partido, e sua saída será danosa à imagem da sigla.

continua após publicidade

Espera-se que, com uma nova liderança, o PSOE reveja sua posição e permita um governo do PP. Assim, com a abstenção dos socialistas no Congresso, o atual premiê Mariano Rajoy poderia ser reeleito para o cargo.

A Espanha tem há nove meses um "governo em exercício, com funções limitadas. Não é possível, por exemplo, aprovar o orçamento do ano que vem. O investimento público também está paralisado. Há crescente preocupação com a perspectiva de um pleito em dezembro, o terceiro em um ano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Líder socialista espanhol renuncia após derrotas eleitorais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!