Geral

Indonésia suspende alerta de tsunami após forte terremoto

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Indonésia suspendeu o alerta de tsunami emitido para as áreas norte e oeste da ilha de Sumatra após um terremoto de magnitude 7,8 ter atingido a região nesta quarta-feira (2), informou a TV local.
O epicentro do terremoto foi a 808 km ao sudoeste de Padang, que fica na parte oeste da ilha de Sumatra, e numa profundidade de 24 km, segundo informou o USGS (serviço geológico dos Estados Unidos).
O alerta de tsunami, direcionado às províncias norte e oeste de Sumatra e a Aceh (ponta norte da ilha), provocou desespero na população, com congestionamentos e a retirada de pacientes de hospitais de Padang, segundo as TV locais.
Originalmente, o centro americano avaliou o terremoto numa magnitude de 8,2, reduzindo a classificação para 8,1, depois para 7,9 e, agora, para 7,8. O USGS também corrigiu a profundidade do epicentro, de 10 km para 24 km de profundidade.
"Alguns morreram", afirmou Heronimus Guru, funcionário da agência de busca e salvamento da Indonésia, sem informar o número de vítimas. Eventuais operações de salvamento podem ser comprometidas pelo horário, já que o terremoto ocorreu no final do dia, na Indonésia.
O serviço meteorológico da Austrália emitiu alertas para algumas ilhas que integram seu território, mas não recomendou a retirada de pessoas, afirmando que correntes fortes e perigosas poderiam ocorrer.
A Indonésia, especialmente Aceh, foi fortemente atingida pelo tsunami de 2004, que matou cerca de 230 mil pessoas na Indonésia, no Sri Lanka, na Índia, na Tailândia e em outros nove países. Só em Aceh, morreram 126.741 pessoas no tsunami de 2004.
O terremoto de 2004 teve magnitude estimada em 9,15. A Indonésia fica no chamado "círculo do fogo do Pacífico", uma zona sísmica bastante ativa.