MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Supremo anula parcialmente poder de controle da Assembleia venezuelana

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Supremo Tribunal de Justiça venezuelano anulou parcialmente, nesta terça-feira (1º), os dispositivos de investigação da Assembleia sobre os poderes públicos, freando a planejada revogação, por parte da oposição que controla

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.03.2016, 19:25:10 Editado em 27.04.2020, 19:52:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Supremo Tribunal de Justiça venezuelano anulou parcialmente, nesta terça-feira (1º), os dispositivos de investigação da Assembleia sobre os poderes públicos, freando a planejada revogação, por parte da oposição que controla o Legislativo, das nomeações de 13 juízes desta corte.
Na sentença, o Supremo venezuelano determinou que o poder da Assembleia Nacional se limita ao Executivo, eliminando a possibilidade de supervisionar os poderes Judiciário, Eleitoral e Cidadão.
O controle político "se estende fundamentalmente ao Poder Executivo Nacional, e não ao restante dos poderes públicos (...), tampouco sobre o poder público estatal nem sobre o poder público municipal", afirma a sentença. Trata-se de outro conflito entre a oposição que controla a Assembleia e o governo do presidente Nicolás Maduro.
O Supremo reduziu os poderes do Legislativo para barrar a tentativa de anulação da nomeação de 13 magistrados do tribunal máximo. A indicação dos juízes foi realizada pela Assembleia anterior, de maioria chavista, a poucos dias do término de seu mandato, em dezembro. O tribunal ainda declarou inconstitucional a revisão feita por uma comissão parlamentar sobre as indicações.
As nomeações preencheram vagas deixadas por juízes que se aposentaram cedo. A oposição diz que há evidências de que alguns dos magistrados tenham sido forçados a deixar seus cargos.
Nesta terça-feira, a Assembleia Nacional, na qual a oposição conta com ampla maioria, dispõe-se a discutir um relatório deste comitê, que recomenda revogar estes juízes.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Supremo anula parcialmente poder de controle da Assembleia venezuelana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!