Geral

São Paulo tem tarde mais fria do ano; fevereiro é o mais chuvoso em 16 anos

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A cidade de São Paulo registrou a menor temperatura máxima em 2016 na tarde desta terça (1º). Por volta das 15h, os termômetros chegaram a marcar 19,7ºC, de acordo com a medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), realizada na zona norte.
O motivo para a queda repentina, segundo o Inmet, é uma massa de ar frio e úmida que se desloca sobre o oceano, além da formação de áreas de instabilidade vindas do interior. Nesta madrugada, a temperatura mínima ficou em 16,2ºC - a segunda menor do ano.
Já as chuvas, contabilizadas entre as 9h de segunda (29) e 15h desta terça (1º), já somam 39,8 mm. Até quinta (4), a previsão é que as precipitações se tornem ainda mais intensas em todas as regiões do Estado.
CHUVAS
O calor e a formação de áreas de baixa pressão atmosférica fizeram deste fevereiro o mais chuvoso dos últimos 16 anos, de acordo com Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da prefeitura.
Neste mês, o índice pluviométrico médio na capital foi de 282,6 mm - 31% acima do esperado. A média histórica do CGE para o período é de 216,1 mm.
Só no dia 15, que acumulou a média de 48,6mm, choveu o esperado para 17% da precipitação de todo o mês. De acordo com o CGE, as regiões da cidade com maiores níveis médios de chuva foram as zonas sul (321,4 mm) e leste (317,2 mm).
Nos próximos dias, o tempo segue fechado e chuvoso devido a um canal de umidade que se estende do sudeste à região norte - e a sensação de frio também deve continuar.
Nesta quarta (2), o céu fica fechado e chove mais forte durante a tarde e à noite. A mínima será de 17ºC e a máxima de 20ºC, segundo o CGE.