MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Juiz nega acesso a iPhone em investigação sobre drogas

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um juiz federal de Nova York rejeitou, nesta segunda-feira (29), um pedido do governo americano para que a Apple desbloqueie o iPhone usado por um homem envolvido no tráfico de drogas. A decisão, provocada por um pedido feit

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.03.2016, 15:23:07 Editado em 27.04.2020, 19:52:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um juiz federal de Nova York rejeitou, nesta segunda-feira (29), um pedido do governo americano para que a Apple desbloqueie o iPhone usado por um homem envolvido no tráfico de drogas.
A decisão, provocada por um pedido feito à Justiça em outubro, sai em um momento de crise entre o FBI (polícia federal americana) e a empresa justamente a respeito do desbloqueio de iPhones.
O governo tenta conseguir, também pela via judicial, que a Apple drible o sistema de bloqueio do iPhone 5C usado pelo terrorista Syed Rizwan Farook, um dos responsáveis pela morte de 14 pessoas no ataque a San Bernardino (Califórnia), em dezembro.
A Apple se nega a criar a ferramenta que permitiria o desbloqueio, alegando que trata-se de um precedente perigoso que colocaria em risco a privacidade do usuário.
No caso da investigação de drogas em Nova York, no entanto, a tecnologia para a retirada dos dados desejados pelo governo já existe -o telefone utiliza um sistema operacional antigo— e foi usada em investigações do passado cerca de 70 vezes.
Apesar de valer apenas para o caso específico das drogas, a argumentação do o juiz James Orenstein, de Nova York, acaba apoiando a Apple no outro caso.
O juiz afirmou que rejeitou a crítica de que a empresa só estaria preocupada com sua imagem e afirmou que não via um limite até onde o governo iria para demandar que uma empresa ou pessoa violasse valores importantes. Para Orenstein, o lado do governo americano tenta aproveitar uma lei antiga "para produzir resultados absurdos e não permitidos".
Enquanto a discussão se desenrola, a Apple já desenvolve um novo mecanismo que impediria de qualquer forma o desbloqueio do seu telefone, informou o jornal "The New York Times", na semana passada.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Juiz nega acesso a iPhone em investigação sobre drogas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!