MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

EUA pediram apoio de Dilma para liberar preso em Cuba, informa e-mail

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A última leva de e-mails da então secretária de Estado americano Hillary Clinton, divulgados nesta segunda-feira (29) pelo governo americano, mostram que os Estados Unidos buscaram intermediação da presidente Dilma Rousseff co

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.03.2016, 08:09:21 Editado em 27.04.2020, 19:52:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A última leva de e-mails da então secretária de Estado americano Hillary Clinton, divulgados nesta segunda-feira (29) pelo governo americano, mostram que os Estados Unidos buscaram intermediação da presidente Dilma Rousseff com o ditador Raúl Castro para a libertação do americano Alan Gross.
Gross é ex-funcionário da Usaid (Agência Americana de Ajuda ao Desenvolvimento) e ficou detido na ilha de 2009 a 2014, acusado pelos cubanos de tentar instalar antenas para fornecer internet à comunidade cubana em Havana.
Sua libertação, em 2014, foi um dos pontos do histórico acordo que aproximou os Estados Unidos de Cuba.
Em um e-mail enviado em 28 de janeiro de 2012, o então embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, descreve uma conversa com o brasileiro Marco Aurélio Garcia, assessor internacional da Presidência da República, a respeito da libertação de Gross.
"Eu falei que precisávamos de uma comunicação direta com Raúl Castro e pedi para Dilma levantar essa questão com o presidente cubano quando eles se encontrarem na próxima semana", escreve Shannon em um e-mail encaminhado na sequência a Clinton, por meio do e-mail hrod17@clintonemail.com.
Shannon diz, ainda, que Garcia concordou em levar a questão à presidente Dilma.
O e-mail integra o último grupo de comunicações trocadas pela então secretária de Estado por meio de um e-mail que não era funcional, e divulgadas nos últimos meses pelo governo americano.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "EUA pediram apoio de Dilma para liberar preso em Cuba, informa e-mail"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!