Geral

Senado realizará sessão temática sobre vírus da zika no dia 25

.

MARIANA HAUBERT
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) um requerimento para realizar uma sessão temática, no plenário da Casa, sobre o vírus da zika no dia 25 de fevereiro.
De acordo com o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), idealizador da sessão, o ministro Marcelo Castro (Saúde) e especialistas serão convidados.
Já o senador Lasier Martins (PDT-RS), autor do requerimento que pediu a realização da sessão, o Brasil se tornou o epicentro da epidemia e que o país passa por uma das mais graves crises sanitárias da história.
Martins argumentou ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o Zika pode afetar entre 3 e 4 milhões de habitantes nas Américas, onde já se encontra presente em vários países. A entidade já considera a situação como de emergência internacional. O senador acrescentou ainda que, a despeito de o vírus ser identificado desde a década de 1940, apenas agora se espalhou mundo afora.
Caiado havia proposto inicialmente uma audiência pública na Comissão de Meia Ambiente e Assuntos Sociais mas, em acordo entre os integrantes do colegiado, a ideia foi levada ao plenário da Casa.