Geral

Ibama encontra óleo em praia de reserva biológica em Sergipe

.

NICOLA PAMPLONA
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O Ibama informou nesta sexta (19) ter encontrado placas de óleo ao longo de 17 km de praia na Reserva Biológica de Santa Isabel, em Pirambu (a 60 km de Aracaju). A origem do óleo ainda não foi identificada.
Segundo o órgão ambiental, a presença do óleo foi verificada em vistoria conjunta com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) após alerta da Petrobras, que realiza monitoramento ambiental da área. Foram coletados, até o momento, cinco metros cúbicos de material contaminado.
"Em sobrevoo realizado nesta quinta-feira (18), o Ibama não identificou manchas de óleo no mar. Outras vistorias serão feitas na costa", disse o órgão ambiental, acrescentando que a Petrobras informou não ter identificado vazamentos nos campos de petróleo próximos à região.
Uma tartaruga marinha morta foi encontrada durante a vistoria, mas o Ibama diz que ainda não é possível identificar a causa da morte. O animal foi encaminhado para necrópsia. A reserva é um dos principais sítios do projeto Tamar e refúgio da tartaruga-de-pente, espécie ameaçada de extinção. A Marinha e a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) foram acionadas.
"O Ibama continuará realizando vistorias e acompanhando o caso até que as pelotas de óleo na praia não representem mais risco ao meio ambiente, especialmente à desova das tartarugas", disse a coordenadora-geral de Emergências Ambientais da instituição, Fernanda Pirillo.