MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Candidato opositor é detido pela 3ª vez em uma semana em Uganda

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Pela terceira vez nesta semana, a polícia de Uganda deteve Kizza Besigye, o principal candidato da oposição nas eleições presidenciais. A detenção ocorreu na sede de seu partido, o Fórum pela Mudança Democrática. Em frente a

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.02.2016, 15:02:36 Editado em 27.04.2020, 19:52:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Pela terceira vez nesta semana, a polícia de Uganda deteve Kizza Besigye, o principal candidato da oposição nas eleições presidenciais.
A detenção ocorreu na sede de seu partido, o Fórum pela Mudança Democrática. Em frente ao local, forças policiais também entraram em confronto com simpatizantes do candidato, utilizando gás lacrimogêneo, bombas de efeito moral e atirando para o alto.
Segundo o partido, a polícia não informou para onde Besigye seria levado.
Além disso, a polícia montou guarda em frente à casa de Amama Mbabazi, ex-primeiro ministro que também está concorrendo nas eleições presidenciais deste ano. Segundo a porta-voz de Mbabazi, o candidato interpretou a ação como uma proibição do governo a que ele saia de casa.
Nesta quinta (18) e sexta (19) ocorreram as eleições presidenciais no país. No entanto, a oposição acusa o governo de tentar fraudar o processo.
O atual presidente, Yoweri Museveni, 71, está desde 1986 no poder. Em 2005, ele organizou uma reforma constitucional de modo que pudesse continuar concorrendo à Presidência. Resultados preliminares (a partir de 23% das urnas) mostram que ele lidera as eleições, com 62% dos votos, contra 33% de Besigye.
No final da tarde de quinta (18), Besigye ficou detido por algumas horas após ir a uma casa em Campala, a capital, onde seu partido acreditava que cédulas de votação estavam sendo adulteradas. A polícia alegou que aquele era um posto de segurança e que o candidato tinha invadido uma propriedade do governo.
Ele já havia sido detido na segunda-feira (15), durante um ato de campanha, e solto logo em seguida. Durante a repressão da polícia a um protesto de simpatizantes de Besigye contra essa detenção, uma pessoa morreu.
Besigye, 59, trabalhou como ministro do interior para Museveni em seu primeiro mandato. Em 1999, rompeu com o presidente, alegando que ele não era mais um democrata. Desde então, foi derrotado em 2001, 2006 e 2011 já no primeiro turno em disputas presidenciais.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Candidato opositor é detido pela 3ª vez em uma semana em Uganda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!