MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Lech Walesa foi informante do regime comunista, revelam documentos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O diretor do instituto de história da Polônia informou nesta quinta-feira (18) que documentos recém-descobertos mostram que o ex-presidente do país e fundador do sindicato Solidariedade, Lech Walesa, atuou como informante dos

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.02.2016, 10:31:41 Editado em 27.04.2020, 19:52:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O diretor do instituto de história da Polônia informou nesta quinta-feira (18) que documentos recém-descobertos mostram que o ex-presidente do país e fundador do sindicato Solidariedade, Lech Walesa, atuou como informante dos serviços de segurança da era comunista no país.
Walesa foi pago para atuar como informante entre 1970 e 1976, segundo os documentos.
Símbolo da luta contra o regime comunista no país, o fundador do Solidariedade já havia admitido ter assinado um compromisso para ser informante do regime comunista, mas afirmou que nunca atuou nesse sentido.
Em 2000, ele foi absolvido por um tribunal especial que analisou o caso.
O chefe do Instituto Nacional de Memória, Lukasz Kaminski, disse nesta quinta (18) que documentos apreendidos nesta semana na casa do último ministro do Interior do governo comunista, o general Czeslaw Kiszczak, já morto, incluem um compromisso para fornecer informações para a segurança secreta.
O documento está assinado com o nome de Walesa e seu codinome, Bolek.
Há também páginas de relatórios e recibos de dinheiro assinados por Walesa.
"As 279 páginas de documentos parecem ser autênticas e serão tornadas públicas em um momento oportuno", disse Kaminski a repórteres, acrescentando que os historiadores precisam de tempo para analisar seu conteúdo.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Lech Walesa foi informante do regime comunista, revelam documentos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!