MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Ataque contra prefeitura na Bolívia mata ao menos 6

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ao menos seis pessoas morreram e 18 ficaram feridas nesta quarta-feira (17) após dezenas de pessoas terem saqueado e incendiado a sede da Prefeitura de El Alto, cidade vizinha à capital boliviana, La Paz. Todas as vítimas tr

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.02.2016, 20:27:10 Editado em 27.04.2020, 19:52:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ao menos seis pessoas morreram e 18 ficaram feridas nesta quarta-feira (17) após dezenas de pessoas terem saqueado e incendiado a sede da Prefeitura de El Alto, cidade vizinha à capital boliviana, La Paz.
Todas as vítimas trabalhavam no prédio e morreram intoxicadas com a fumaça. O tumulto na frente da prefeitura teria começado quando pais de alunos cobravam melhorias no ensino municipal.
Mas a prefeita de El Alto, Soledad Chapetón, do partido opositor Unidade Nacional (UN), disse que ex-funcionários investigados por corrupção foram os autores do ataque.
O incidente acirra o ambiente político polarizado na Bolívia, às vésperas do referendo em que 6,5 milhões aptos a votar decidirão, neste domingo (21), se o presidente Evo Morales poderá concorrer a um quarto mandato consecutivo.
Segundo a prefeita, os invasores foram a uma sala onde estavam guardados os processos contra servidores da gestão anterior -de Edgar Patana, do governista MAS (Movimento ao Socialismo)- e queimaram as pastas.
O vice-ministro de Interior, Marcelo Elío, afirmou que o episódio foi um "autoatentado" forjado por integrantes da UN para tentar desestabilizar o governo de Evo antes da consulta popular.
As pesquisas mostram um cenário indefinido. Levantamento da Ipsos, no último dia 12, apontou que 41% dos bolivianos não querem dar a Evo à possibilidade de disputar a Presidência mais uma vez; 40% disseram "sim", e 15% se declararam indecisos ou não responderam.
Se não obtiver aval para disputar um novo mandato de cinco anos (2020-2025), Evo perderia pela primeira vez nas urnas desde que chegou à Presidência, em 2006, após vencer as eleições do ano anterior. Desde então, ele foi reeleito duas vezes.
Nesta quarta, a missão de observadores eleitorais da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) chegou a La Paz para acompanhar o pleito.
Também está prevista a chegada de uma delegação da OEA (Organização dos Estados Americanos).

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Ataque contra prefeitura na Bolívia mata ao menos 6"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!