MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Anvisa aprova novo teste sorológico para diagnóstico do vírus da zika

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta segunda-feira (15) o registro de um novo teste sorológico para diagnóstico do vírus da zika. Esse é o quarto teste relacionado ao zika aprovado pela agência em

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.02.2016, 22:04:05 Editado em 27.04.2020, 19:52:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta segunda-feira (15) o registro de um novo teste sorológico para diagnóstico do vírus da zika.
Esse é o quarto teste relacionado ao zika aprovado pela agência em um intervalo de duas semanas. Também é o terceiro que promete detectar anticorpos do vírus, com possível diagnóstico meses após a infecção.
Segundo a Anvisa, o produto, fabricado pela empresa canadense Biocan Diagnostics, permite obter resultados em até 15 a 20 minutos. O resultado ocorre a partir da detecção de anticorpos do vírus da zika em amostras de sangue.
O teste utiliza como suporte uma membrana de nitrocelulose em que os anticorpos são capturados.
Com o registro, o produto passa a ter autorização para ser comercializado para laboratórios públicos e privados.
Em nota, a empresa diz esperar que a aprovação do exame "possa ajudar a situação atual no Brasil, pois agora pacientes podem ser diagnosticados rapidamente em minutos, sob um custo muito razoável". A fabricante, porém, não cita valores.
OUTROS TESTES
Os outros dois testes sorológicos já aprovados pela Anvisa foram feitos pela empresa alemã Euroimmun e prometem diagnosticar simultaneamente dengue, zika e chikungunya.
Pesquisadores, porém, têm questionado a possibilidade de um resultado falso positivo para pessoas que já tiveram dengue.
O diretor da empresa no Brasil, Gustavo Janaudis, no entanto, diz que a diferença no diagnóstico pode ser feita por meio da análise da concentração de cada tipo de vírus. Ele estima que o teste esteja disponível no mercado em até 30 dias.
Além dos testes que detectam anticorpos do vírus zika, a agência também aprovou neste mês o registro de um produto para diagnóstico in vitro de infecção por zika, no método PCR (que detecta o genoma do vírus). O pedido foi feito pela empresa Quibasa Química Básica.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Anvisa aprova novo teste sorológico para diagnóstico do vírus da zika"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!