MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Em PE, moradores reclamam de foco no Aedes aegypti e cobram vacina

MARCELA BALBINO RECIFE, PE (FOLHAPRESS) - Participando do mutirão organizado pelo governo federal contra o mosquito Aedes aegypti, a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo, foi cobrada por moradores do Recife por ações mais efetivas, como mai

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.02.2016, 15:55:43 Editado em 27.04.2020, 19:52:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARCELA BALBINO
RECIFE, PE (FOLHAPRESS) - Participando do mutirão organizado pelo governo federal contra o mosquito Aedes aegypti, a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo, foi cobrada por moradores do Recife por ações mais efetivas, como mais rapidez na elaboração da vacina contra o vírus da zika.
A ministra percorreu dois bairros da capital pernambucana e passou pelo Sítio Histórico de Olinda para ver de perto duas ações executadas pela secretaria de saúde do município no monitoramento dos focos do mosquito.
Logo na primeira casa visitada, a costureira Rosali Ferreira, 47, não escondeu a insatisfação. Ela mora com dois filhos e o marido e todos na casa, exceto ela, tiveram dengue.
Durante a conversa com a ministra, a moradora disse que a ação era importante, mas que não passava de paliativo. "Eu entendo o papel de vocês, mas o mosquito se adapta com muita facilidade e acredito que é preciso focar na vacina", disse.
Ferreira reclamou ainda da falta de testes rápidos para diagnosticar a presença do vírus.
Acompanhando de longe o evento, a dona de casa Maria José Gomes da Silva, 58, levou o neto Gabriel, 3, para ver a atuação dos militares. Para ela, a forma como o combate é feito não é efetiva.
Segundo a moradora, em pouco tempo os focos reaparecem. "Eu faço na minha casa, mas outros relaxam e como fazemos? Por isso, acredito que é preciso acelerar nessa vacina", disse.
Hélio Coutinho, que mora há 33 anos na região, cobrou da ministra a presença das autoridades nas áreas carentes da região, às margens do canal de Guarulhos. "Passar nessas ruas é muito fácil, porque estão todas bonitas e pavimentadas. Por que não fazem essas visitas na margem do canal?"
A ministra rebateu as críticas, dizendo que todos deviam fazer sua parte e que dois terços dos focos do mosquito estão nas residências. Quanto à vacina, ela disse que é preciso atuar em todas as frentes.
"Se ainda não temos a vacina, vamos vencer [a dengue] mesmo sem ela", disse.
Na passagem da ministra pelo Coque, a maior cobrança dos moradores foi por saneamento. Em uma das casas visitadas, o mau cheiro exalava pela rua e a moradora Elza Fernandes, 56, pedia atenção ao problema.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Em PE, moradores reclamam de foco no Aedes aegypti e cobram vacina"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!