MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Chanceler francês anuncia saída do governo e critica EUA sobre Síria

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O chanceler francês, Laurent Fabius, anunciou nesta quarta (10) que está deixando o governo de François Hollande. Sua saída, que já vinha sendo especulada há alguns dias, faz parte do plano de reforma ministerial que Hollande

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.02.2016, 14:33:09 Editado em 27.04.2020, 19:53:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O chanceler francês, Laurent Fabius, anunciou nesta quarta (10) que está deixando o governo de François Hollande. Sua saída, que já vinha sendo especulada há alguns dias, faz parte do plano de reforma ministerial que Hollande deve concluir até o fim da semana.
O presidente propôs, formalmente, nesta quarta, o nome de Fabius para assumir o Conselho Constitucional, principal corte da França. Fabius, 69, estava à frente da diplomacia francesa desde 2012.
Em conversa com jornalistas após o anúncio da saída, ele criticou a política "ambígua" dos EUA em relação à Síria. "Há ambiguidades, inclusive entre os atores da coalizão (...) Não vou repetir o que disse antes sobre o principal comandante da coalizão", disse Fabius, em referência a Washington. "Não sentimos que há um comprometimento muito forte."
Fabius, cujo país tem sido um importante aliado para a oposição síria, diz que esse comportamento tem contribuído para piorar a situação no país.
"Não tenho tanta certeza de que o fim do mandato do Sr. Obama vai fazê-lo agir como seu ministro diz [publicamente]", disse, em referência ao secretário de Estado, John Kerry. O secretário americano está tentando conseguir um cessar-fogo e aumentar o acesso à ajuda humanitária antes de um encontro em Munique para discutir a crise síria nesta semana.
"Há palavras, mas ações são diferentes e, obviamente, os iranianos e os russos percebem isso", afirmou Fabius. A Rússia e o Irã tem apoiado as forças de Bashar al-Assad no combate aos grupos de oposição.
O sucessor de Fabius ainda não foi anunciado, mas entre os nomes mais cotados para o posto estão a ministra da Ecologia e de Energia, Ségolène Royal -que é ex-mulher de Hollande-, o ex-primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault e o atual secretário de Estado de Comércio Exterior, Matthias Fekl.
A substituição na chancelaria é um dos movimentos importantes na reforma ministerial que Hollande prepara e que deve ser anunciada antes do fim de semana para tentar melhorar a aprovação de seu governo antes das eleições presidenciais de 2017.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Chanceler francês anuncia saída do governo e critica EUA sobre Síria"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!