MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Total de imigrantes que chegaram à Europa pelo mar subiu dez vezes

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O número de imigrantes e refugiados que chegaram à Europa pelo mar nas primeiras seis semanas do ano subiu dez vezes em comparação com o mesmo período de 2015. E o número de mortes também aumentou, segundo informou a OIM (Orga

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.02.2016, 19:55:54 Editado em 27.04.2020, 19:53:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O número de imigrantes e refugiados que chegaram à Europa pelo mar nas primeiras seis semanas do ano subiu dez vezes em comparação com o mesmo período de 2015. E o número de mortes também aumentou, segundo informou a OIM (Organização Internacional para as Migrações) nesta terça-feira (9).
O número de chegadas passou de 76 mil em 2016, e o de mortes em rotas do Mediterrâneo subiu de 69 nas primeiras seis semanas de 2015 para 409 no mesmo período deste ano, segundo a OIM.
A organização afirmou que não espera queda no número de pessoas que chegam à Europa e previu que no mês que vem a Grécia vá receber a milionésima pessoa desde que a crise começou.
Mais de 1,1 milhão de pessoas que fogem da pobreza, da guerra e da repressão no Oriente Médio, na Ásia e na África alcançaram as margens da Europa no ano passado, a maioria rumo à Alemanha.
Cerca de metade das chegadas é de refugiados da guerra da Síria, afirma o Acnur, a agência da ONU para refugiados.
A OIM informou que 70.365 imigrantes e refugiados chegaram por via marítima à Grécia neste ano, e 5.898, à Itália.
Morreram 319 pessoas durante a travessia no leste do Mediterrâneo -da Turquia para a Grécia- e 90 na rota central -entre a África do Norte e a Itália.
O porta-voz da OIM, Joel Millman, disse que a organização não espera que o número de chegadas de imigrantes e refugiados na Europa caia em um futuro próximo.
"Há mais crises simultâneas acontecendo do que já vimos antes", disse. "As condições nos países que estão alimentando a crise migratória estão, em grande parte, inalteradas, por isso achamos que os números provavelmente vão continuar os mesmos."
A travessia do leste do Mediterrâneo é mais segura do que a rota do Mediterrâneo central, onde houve um grande número de naufrágios em 2015.
Mas Millman disse que o número de mortes no mar Egeu aumentou subitamente no final do ano passado, quando pequenos barcos afundaram quase diariamente -possivelmente mostrando que os imigrantes estavam usando barcos com menos navegabilidade.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Total de imigrantes que chegaram à Europa pelo mar subiu dez vezes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!