MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Papa e patriarca ortodoxo russo realizarão encontro histórico em Cuba

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O papa Francisco e o líder da Igreja Ortodoxa russa se reunirão em Cuba na próxima semana, em um passo histórico para pôr fim ao cisma de mil anos que dividiu a cristandade entre Oriente e Ocidente, anunciaram ambas as igrejas

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.02.2016, 12:06:23 Editado em 27.04.2020, 19:53:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O papa Francisco e o líder da Igreja Ortodoxa russa se reunirão em Cuba na próxima semana, em um passo histórico para pôr fim ao cisma de mil anos que dividiu a cristandade entre Oriente e Ocidente, anunciaram ambas as igrejas nesta sexta-feira (5).
O encontro entre Francisco e o patriarca Kirill será o primeiro entre os líderes das igrejas católica e ortodoxa russa.
O pontífice visitará o México entre 12 e 18 de fevereiro. No caminho, fará uma parada em Cuba para se reunir com Kirill, na próxima sexta-feira (12), no aeroporto de Havana, onde assinarão uma declaração conjunta.
As duas igrejas se dividiram durante o Grande Cisma de 1054 e se mantiveram distantes em vários assuntos, incluindo a primazia do papa e as acusações da Igreja Ortodoxa de que a Igreja Católica atua para fazer conversões na Rússia.
Essas tensões fizeram outros papas evitarem um encontro com o patriarca russo, apesar de o Vaticano ter insistido por muito tempo que servia à minúscula comunidade católica em território amplamente ortodoxo.
Em novembro de 2014, Francisco relatou que disse a Kirill: "Irei aonde quer que o senhor esteja. Me chame que vou."
O encontro, que foi anunciado de forma conjunta no Vaticano e em Moscou, marca um grande avanço no antigo esforço do Vaticano de diminuir as divisões na cristandade.
Na declaração conjunta, as duas igrejas disseram que o encontro "marcará um importante estágio nas relações. A Santa Sé e o Patriarcado de Moscou esperam que a reunião seja um sinal de esperança para todos os povos de boa vontade. Eles convidam todos os cristãos a rezar de forma fervorosa para que Deus abençoe o encontro, que gerará bons frutos".

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Papa e patriarca ortodoxo russo realizarão encontro histórico em Cuba"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!