Mais lidas
Geral

Hillary e Sanders empatam na prévia eleitoral de Iowa

.

MARCELO NINIO
WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - A disputa do Partido Democrata ficou empatada no caucus de Iowa, primeira prévia da eleição presidencial norte-americana. Com 99% dos votos apurados, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton e o senador Bernie Sanders estavam tão próximos que era impossível declarar um vencedor.
Hillary tinha 49,8% dos delegados do partido no Estado, contra 49,6% de Sanders. Com apenas 0,6%, Martin O`Malley, o terceiro candidato democrata, anunciou sua saída da disputa.
Analistas políticos disseram que o impasse poderá levar os candidatos a dividir entre si os 44 delegados do partido em Iowa, de um total de 4.763 da Convenção Nacional Democrata que nomeará o candidato presidencial do partido, em julho na Filadélfia.
Sem um desfecho claro, Hillary e Sanders compareceram às festas preparadas por suas campanhas para concluir a campanha em Iowa, mas evitaram cantar vitória.
"Estou respirando aliviada", disse Hillary a uma entusiasmada platéia de simpatizantes, ao lado do marido, o ex-presidente Bill Clinton, e da filha, Chelsea. "Quero que vocês saibam que eu continuarei fazendo o que fiz minha vida inteira. Continuarei do seu lado, continuarei lutando."
A próxima prévia está marcada para terça-feira (9) no estado de New Hampshire, onde Sanders está na frente nas pesquisas de opinião. Para o senador, o empate em Iowa foi considerado uma vitória.
"Nove meses atrás nós não tínhamos uma organização política, não tínhamos dinheiro e meu nome não era reconhecido. E enfrentamos a mais poderosa organização política dos EUA", disse Sanders, em referência à campanha de Hillary Clinton. "E hoje, enquanto os resultados ainda são desconhecidos parece que estamos num empate virtual."

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber