MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Conservador Marcelo Rebelo de Sousa é eleito presidente de Portugal

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O professor de direito e comentarista político Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito presidente de Portugal em primeiro turno nas eleições deste domingo (24). Com 74% dos votos apurados, ele obtinha 55,9% dos votos. Rebelo de S

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.01.2016, 19:12:36 Editado em 27.04.2020, 19:53:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O professor de direito e comentarista político Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito presidente de Portugal em primeiro turno nas eleições deste domingo (24). Com 74% dos votos apurados, ele obtinha 55,9% dos votos.
Rebelo de Sousa é filiado ao PSD (Partido Social Democrata), de centro-direita, que tem a maior bancada no Parlamento, mas não conseguiu formar governo. Ele recebeu também apoio do direitista Partido Popular, que forma aliança com o PSD.
Pela primeira vez desde a Revolução dos Cravos, em 1974, Portugal elegeu um presidente no primeiro turno. O segundo, com 20,46% dos votos, foi o ex-reitor da Universidade de Lisboa António Sampaio da Nóvoa, apoiado pelo premiê António Costa.
A terceira colocada foi a eurodeputada Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, com 9,17%. Ela, que aparecia nas pesquisas com menos de 3%, desbancou a ex-ministra Maria de Belém Roseira, que empatava com Sampaio da Nóvoa.
A tendência definitiva foi descoberta uma hora e meia depois do fechamento das urnas na parte continental de Portugal, às 19h (17h em Brasília). O pleito foi marcado por uma alta abstenção, de 53,33%, pouco menor que os 53,48% de 2011.
Marcelo Rebelo de Sousa assumirá o cargo em 9 de março, sucedendo o também conservador Aníbal Cavaco Silva, que ficou na Presidência por dez anos. Depois de quatro anos, o país voltará a ter um presidente de direita e um governo de esquerda.
Em Portugal, o presidente tem o poder, entre outras coisas, de demitir o governo, dissolver a Assembleia e ainda vetar as leis aprovadas, embora o Parlamento possa, nesse caso, derrubar o bloqueio presidencial.
Por isso, analistas acreditam que Rebelo de Sousa deverá servir de contrapeso às propostas do governo de António Costa, que formou uma aliança entre o Partido Socialista, o Bloco de Esquerda e o Partido Verde.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Conservador Marcelo Rebelo de Sousa é eleito presidente de Portugal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!