Mais lidas
Geral

China e Irã apertam laços bilaterais após queda de sanções

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os presidentes Xi Jinping, da China, e Hassan Rohani, do Irã, acordaram neste sábado (23) em Teerã em reforçar os laço bilaterais entre os países.
É a primeira vez, em 14 anos anos, que um líder chinês visita a república islâmica. Xi Jinping é também o primeiro presidente a visitar o Irã desde que as sanções econômicas multinacionais contra o país foram revogadas após o acordo nuclear.
"Estamos felizes com a visita de Xi Jinping. Irã e China concordam em aumentar o comércio para US$ 600 bilhões nos próximos dez anos", disse Rohani ao lado do presidente chinês em coletiva de imprensa transmitida pela televisão estatal.
Dezessete acordos foram firmados neste sábado, incluindo o de ativação da antiga rota de comércio Silk Road e a cooperação em energia nuclear para fins pacíficos .
Segundo Rohani, os países também concordaram em cooperar para resolver o problema de "terrorismo e o extremismo no Iraque , Síria, Afeganistão e Iêmen " .
Xi Jinping também deve se reunir na capital iraniana com o líder supremo do país, Ali Khamenei, e com o presidente do parlamento, Ali Lariyani.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber