Mais lidas
Geral

Premiê da Espanha desiste de formar novo governo

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy (PP, centro-direita) anunciou nesta sexta-feira (22) ter desistido de formar um novo governo, informou em comunicado a Casa Real espanhola.
O país tenta definir seu novo premiê desde as eleições do dia 20 de dezembro, quando o PP foi a sigla mais votada, mas não conseguiu formar maioria absoluta -conquistou 123 deputados, 53 a menos que o necessário, e não obteve novos apoios.
A decisão de Rajoy, que está no poder desde 2011, abre espaço para que o segundo colocado nas eleições –o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), de centro-esquerda, liderado por Pedro Sánchez- assuma a tarefa de formar o novo governo espanhol.
Com 90 vagas obtidas nas eleições, o PSOE deve tentar se aliar ao Podemos -sigla de esquerda surgida do movimento dos "indignados" com a crise, que ficou em terceiro lugar no pleito, com 69 parlamentares- e a outros partidos menores para obter maioria no Parlamento, que tem 350 cadeiras.
Em entrevista coletiva após o anúncio, porém, Rajoy afirmou que não renunciará nem deixará de buscar os apoios necessários a se manter no cargo, embora tenha "repassado" a Sánchez a vez de tentar formar novo governo.
A partir da próxima quarta-feira (27), o rei Felipe promoverá nova rodada de conversas com os líderes políticos do país. Nesse período, enquanto não se definir a formação de uma maioria parlamentar, o primeiro-ministro continuará no governo.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber