MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Jovens são quase metade dos eleitores latinos, diz pesquisa

THAIS BILENKY NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) - O eleitorado jovem latino é um grande filão a ser explorado pelos atuais aspirantes a presidente dos Estados Unidos. Estudo do instituto Pew mostrou que esse grupo responde por 44% do total de eleitores hispâ

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.01.2016, 17:56:01 Editado em 27.04.2020, 19:53:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

THAIS BILENKY
NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) - O eleitorado jovem latino é um grande filão a ser explorado pelos atuais aspirantes a presidente dos Estados Unidos.
Estudo do instituto Pew mostrou que esse grupo responde por 44% do total de eleitores hispânicos -que, por sua vez, registram neste ano um recorde de 27,3 milhões de pessoas aptas a votar.
Os jovens brancos são 27% do total de seu grupo étnico; os negros, 35%; os asiáticos, 30%.
Em números absolutos, a maioria branca do país supera as minorias, inclusive a hispânica, na faixa etária que compreende pessoas de 18 a 35 anos.
No entanto, o aumento da população de origem latina nascida nos EUA é uma promessa. Segundo a pesquisa desta terça-feira (19), esses jovens serão o principal motor de crescimento do eleitorado hispânico nas próximas duas décadas, sobrepondo-se aos imigrantes naturalizados e aos portorriquenhos emigrados.
A aposta em jovens é certeira: eles serão a principal fonte de crescimento dos eleitorados branco e negro. Contudo, enquanto entre hispânicos, a fatia de jovens se mantém desde 2000, entre os brancos, negros e asiáticos, ela vem caindo.
Com efeito, os eleitores com origens na Ásia têm nos imigrantes naturalizados maior número de eleitores (930 mil) do que nos jovens (607 mil).
SUB-REPRESENTADOS
Parcela em expansão entre a população americana, os latinos possivelmente registrarão o recorde de 11,9% dos votos nas eleições deste ano, estima o Pew. Se confirmado, deverá ser quase o mesmo que os 12,4% correspondentes aos eleitores negros.
Ainda assim, os hispânicos deverão estar sub-representados na eleição. Uma das razões é a baixa taxa de comparecimento às urnas, especialmente entre os jovens, menos engajados politicamente que os "millennials" negros, por exemplo.

continua após publicidade


Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Jovens são quase metade dos eleitores latinos, diz pesquisa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!