MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Irã liberta jornalista do "Washington Post" e outros três presos americanos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo iraniano libertou neste sábado (16) quatro prisioneiros americanos, incluindo o repórter do "Washington Post" Jason Rezaian. A libertação, anunciada pela agência iraniana Fars, faz parte de uma troca de prisioneiro

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.01.2016, 12:57:10 Editado em 27.04.2020, 19:53:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo iraniano libertou neste sábado (16) quatro prisioneiros americanos, incluindo o repórter do "Washington Post" Jason Rezaian.
A libertação, anunciada pela agência iraniana Fars, faz parte de uma troca de prisioneiros. A agência não dá mais detalhes.
Rezaian foi condenado no ano passado por espionagem à República Islâmica.
A Justiça iraniana não informou, contudo, detalhes sobre a sentença ou a pena.
Ele foi detido em julho de 2014 em sua casa em Teerã junto com sua mulher, Yeganeh Salehi, que foi liberada dias depois. Uma terceira acusada, cujo nome não foi divulgado, também foi detida na ocasião e libertada depois.
O jornalista é acusado de espionagem, colaboração com governos hostis e propaganda contra o regime. Ele nega todas as acusações.
Na época da notícia da condenação, o editor de Internacional do "Washington Post", Douglas Jehl, condenou a prisão de Rezaian e disse que o Irã não conseguiu encontrar provas de qualquer delito cometido por ele.
Na época, a imprensa iraniana informou que Rezaian poderia ser solto em troca da libertação de iranianos presos nos Estados Unidos. O governo americano não comentou sobre essa troca de presos.
DIPLOMACIA
A notícia da libertação de Rezaian e de outros três americanos chega horas depois do chanceler iraniano, Javad Zarif, declarar que Teerã cumpriu sua parte no acordo nuclear com as potências ocidentais e que espera que a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) reconheça o feito e leve à derrubada das sanções internacionais ao país ainda neste sábado (15).
A captura do jornalista do "Washington Post" tem sido um dos principais motivos de atrito diplomático entre os Estados Unidos e o Irã.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Irã liberta jornalista do "Washington Post" e outros três presos americanos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!