MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

EUA alertam gestantes para evitar ida ao Brasil e países expostos ao zika

MARCELO NINIO WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - As autoridades de saúde dos Estados Unidos emitiram um alerta nesta sexta (15) para que mulheres grávidas evitem viagens ao Brasil e a outros países da América Latina expostos ao vírus zika. De acordo com o

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.01.2016, 22:59:50 Editado em 27.04.2020, 19:53:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARCELO NINIO
WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - As autoridades de saúde dos Estados Unidos emitiram um alerta nesta sexta (15) para que mulheres grávidas evitem viagens ao Brasil e a outros países da América Latina expostos ao vírus zika.
De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças do governo (CDC na sigla em inglês), a decisão foi tomada depois que cientistas da agência testaram amostras fornecidas pelas autoridades de saúde do Brasil que indicaram a ligação entre o vírus zika e casos de bebês com microcefalia - má-formação cerebral que pode trazer limitações graves ao desenvolvimento da criança.
"Até que a situação seja melhor conhecida, e por uma questão de extrema cautela, o CDC recomenda precauções especiais a mulheres grávidas e mulheres tentando engravidar", diz o comunicado da agência. "Mulheres em qualquer estágio de gestação devem consideram o adiamento de viagens a áreas onde a transmissão do vírus zika está ocorrendo".
O alerta abrange 14 países: Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Guatemala, Haiti, Honduras, Martinica, México, Panamá, Paraguai, Suriname, Venezuela e Porto Rico.
"Consideramos a situação séria, porque a infecção está se espalhando muito rapidamente", disse Lyle Petersen, diretor do CDC.
O temor de que a doença se espalhe nos EUA aumentou depois que um primeiro caso de contágio local foi registrado em Porto Rico, no fim do ano passado.
Nesta semana, um caso da doença foi diagnosticado em uma paciente no condado de Harris, estado do Texas. De acordo com a imprensa local, ela voltou recentemente de uma viagem a El Salvador, onde contraiu a doença.
Embora alguns órgãos de imprensa nos EUA tenham noticiado que este seria o primeiro caso no país, segundo o CDC em 2015 e 2016 oito pacientes foram diagnosticados com o vírus, todos contraídos no exterior.
O número de casos notificados de dengue no país chegou a 1,6 milhão em todo o ano de 2015, período em que o país registrou uma das piores epidemias da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Os dados, que fazem parte do balanço mais atualizado sobre a dengue -com informações de 4 de janeiro de 2015 a 2 de janeiro deste ano- foram divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Ministério da Saúde.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "EUA alertam gestantes para evitar ida ao Brasil e países expostos ao zika"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!