Geral

Bonecos de Dilma, Moro e Neymar estarão em Carnaval de Olinda

.

BRUNO POLETTI, ENVIADO ESPECIAL
OLINDA, PE (FOLHAPRESS) - O juiz Sérgio Moro, que comanda as investigações da Operação Lava Jato, vai ser um dos destaques do Carnaval de Olinda (PE) neste ano. Bem, se não estiver pessoalmente descendo as ladeiras do centro antigo, ao menos estará representado em uma versão gigante.
O magistrado é uma das novidades preparadas pelo artista Leandro Castro, da Embaixada de Pernambuco, para o tradicional desfile de bonecos -programado, neste ano, para sair na segunda-feira de Carnaval (dia 8) em Olinda e na terça (dia 9) no Recife.
A Embaixada, espaço cultural criado em 2008 como atração turística, expõe 63 bonecos gigantes de diversas personalidades: do mundo político, como a presidente Dilma Rousseff (que ficou de fora do Carnaval do ano passado) e o ex-juiz do STF Joaquim Barbosa; do esporte, a exemplo de Pelé, Neymar, Ayrton Senna e Galvão Bueno; e das artes, como os cantores Michael Jackson, Ivete Sangalo, Roberto Carlos e Rita Lee.
Os tradicionais bonecos, que demoram 40 dias para ficarem prontos, com o trabalho de ao menos sete pessoas, podem chegar a 4 metros de altura. Antes esculpidos em isopor, hoje são confeccionados com argila e fibra de vidro, para depois ganhar tecidos, pintura e implante de cabelos.
Eles pesam de 16 a 20 quilos -por causa do peso, no desfile, o manipulador é capaz de conduzir os bonecos pelas ruas por um período de 40 a 50 minutos.
Além do Carnaval os bonecos de Olinda participam de outros eventos, como o Brazilian Day (nos EUA), um encontro mundial de bonecos gigantes na França, viradas culturais e jogos de futebol.
O jornalista viajou a convite do resort Vila Galé Cabo de Santo Agostinho