MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Motoboy faz habeas corpus de próprio punho e consegue liberdade no STF

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski decidiu tirar da cadeia Gabriel Scarelli Barbosa, 28, preso desde junho do ano passado. O motoboy teve a prisão decretada pela Justiça de São Paulo por suspei

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.01.2016, 23:45:52 Editado em 27.04.2020, 19:53:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski decidiu tirar da cadeia Gabriel Scarelli Barbosa, 28, preso desde junho do ano passado.
O motoboy teve a prisão decretada pela Justiça de São Paulo por suspeita de roubo do celular de um delegado da Polícia Federal, que o prendeu pelo crime. Ele é filho de uma professora da USP e de um engenheiro da GM, e morava na Favela Mario Cardim, em São Paulo.
Para tentar conseguir sua liberdade, o entregador de pizza chegou a escrever de próprio punho um habeas corpus. No pedido, alegou que tem bons antecedentes, residência fixa e emprego com carteira assinada. Sustentou que, mesmo preenchendo requisitos para responder ao processo em liberdade, está preso há vários meses no Centro de Detenção Provisória IV de Pinheiros.
Segundo o presidente do Supremo, a jurisprudência do tribunal não admite a decretação da prisão preventiva baseada na gravidade abstrata do delito ou na afirmação genérica de que o acusado oferece perigo à sociedade.
Por ser incabível o questionamento dessa decisão diretamente no STF, Lewandowski não conheceu do habeas corpus, mas concedeu a soltura. O ministro explicou que STF tem repelido, de forma reiterada, a prisão preventiva baseada apenas na gravidade do delito, na comoção social ou em eventual indignação popular dele decorrente.
A decisão garante a liberdade ao acusado até o julgamento definitivo da ação penal a responde, sem prejuízo da fixação, pelo juízo processante, de medidas cautelares, caso entenda necessário.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Motoboy faz habeas corpus de próprio punho e consegue liberdade no STF"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!