MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Coreia do Sul dispara após suposto drone norte-coreano cruzar fronteira

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Coreia do Sul realizou nesta quarta (13) cerca de 20 disparos após um suposto drone norte-coreano cruzar brevemente a fronteira entre os dois países. Foi a primeira reação concreta de Seul desde que um novo teste nuclear de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.01.2016, 11:51:27 Editado em 27.04.2020, 19:53:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Coreia do Sul realizou nesta quarta (13) cerca de 20 disparos após um suposto drone norte-coreano cruzar brevemente a fronteira entre os dois países. Foi a primeira reação concreta de Seul desde que um novo teste nuclear de Pyongyang, na última semana, elevou ainda mais o nível de tensão entre os vizinhos.
O suposto drone estava voando dezenas de metros ao sul da fronteira e retornou para o norte depois que os militares sul-coreanos começaram a atirar, segundo fontes de Defesa do país informaram à Associated Press. Os tiros não atingiram o objeto.
Voos de drones norte-coreanos sobre a fronteira mais fortemente armada do mundo são raros, mas já aconteceram antes. Nos últimos anos, a Coreia do Norte vem exaltando seu programa de drones, aquisição relativamente recente em seu arsenal.
Em 2014, autoridades de Seul descobriram que vários drones norte-coreanos tinham voado para o seu lado da fronteira. Os aparelhos eram grosseiros e de baixa tecnologia, mas ainda assim considerados uma potencial ameaça à segurança.
Na última quarta-feira (6), a Coreia do Norte anunciou ter realizado seu primeiro teste "com sucesso" de uma bomba de hidrogênio -com potencial destrutivo muito maior que uma bomba atômica tradicional. Segundo Pyongyang, a bomba testada era um dispositivo "miniaturizado".
O anúncio norte-coreano foi recebido com ceticismo por especialistas e suscitou críticas no mundo. A Casa Branca logo disse que os dados analisados pelas agências de informação norte-americanas não eram "consistentes" com um teste de Bomba H bem-sucedido.
No mesmo dia, o Conselho de Segurança da ONU condenou Pyongyang e anunciou que começará a preparar novas sanções contra o país.
Demonstrações de força após o teste nuclear também foram registradas do lado sul da fronteira. No último domingo, um avião bombardeiro americano, que pode transportar armas nucleares, sobrevoou por alguns minutos a base aérea militar de Osan, 70 km ao sul da fronteira coreana, antes de retornar para sua base.
SANÇÕES
Ainda nesta quarta, a Coreia do Sul alertou a Coreia do Norte de que os EUA e seus aliados trabalham na elaboração de sanções para "infligir dor" após o último teste nuclear de Pyongyang, na última semana, e pediu à China que faça sua parte para controlar o regime do país isolado.
A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou por quase unanimidade, na terça, uma nova legislação para expandir as sanções contra a Coreia do Norte.
Mas aparentemente imperturbável diante do prospecto de um isolamento internacional ainda maior, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, ordenou a expansão do tamanho e da força do arsenal nuclear de seu país, encorajando a "detonação de bombas H mais poderosas", segundo a mídia estatal norte-coreana.
A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, disse que mais "provocações" feitas pelo Norte, incluindo o "terrorismo cibernético", seriam possíveis, e que as novas sanções devem ser mais duras do que as anteriores. Ela não elaborou de que maneira.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Coreia do Sul dispara após suposto drone norte-coreano cruzar fronteira"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!