MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Nota média do Enem 2015 cai em três das quatro áreas do conhecimento

FLÁVIA FOREQUE BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A média dos participantes do Enem 2015 caiu em três das quatro áreas do conhecimento. Apenas em ciências humanas a média da última edição foi superior à 2014, de acordo com balanço divulgado nesta segunda-feira

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.01.2016, 16:56:13 Editado em 27.04.2020, 19:53:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

FLÁVIA FOREQUE
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A média dos participantes do Enem 2015 caiu em três das quatro áreas do conhecimento. Apenas em ciências humanas a média da última edição foi superior à 2014, de acordo com balanço divulgado nesta segunda-feira (11) pelo Ministério da Educação.
A variação negativa foi sutil: em matemática, por exemplo, a média dos participantes caiu de 473,5 pontos para 467,9. Em linguagens, a nota diminuiu de 507,9 em 2014 para 505,3 no Enem 2015. Para o ministro, o dado não é relevante. "Se fosse uma tendência, seria preocupante, mas não é. A prova tem um padrão de regularidade, mas tem oscilações", disse o ministro em coletiva de imprensa.
"O problema é a não comparabilidade de quem está fazendo a prova", ponderou Chico Soares, presidente do Inep (instituto do MEC responsável pelo exame).
O ministério não divulgou a média dos concluintes do ensino médio, apenas a de todos os participantes que fizeram o Enem 2015. Ao todo, a edição do ano passado teve 5.810.948 participantes.
REDAÇÃO
Entre uma edição e outra, houve ainda redução do número de participantes com nota máxima na redação. Se em 2014, 250 estudantes receberam nota 1000, no ano seguinte o número foi de 104. O total de redações corrigidas, entretanto, também caiu: de 6,1 milhões em 2014 para cerca de 5,6 milhões no ano passado.
Ao mesmo tempo, houve queda drástica do número de redações com nota zero - mas o motivo apresentado foi uma mudança na metodologia no cálculo desse dado. No ano passado, 529.374 textos não pontuaram. De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, estão inclusos aí as redações de pessoas que não foram ao segundo dia do exame.
Desta vez, estão computadas apenas as notas de quem escreveu ao menos uma linha na folha de redação - ficam de fora da conta quem se ausentou do segundo dia de prova ou deixou a folha completamente em branco. Ao todo, foram 53.032 redações com nota zero em 2015.
SISU
Até as 16h desta segunda-feira, 974.151 candidatos se inscreveram no Sisu, sistema de seleção unificada para ingresso em instituições públicas de todo o país. Ao todo, são 228.071 vagas em 131 instituições públicas.
Neste ano, o número de vagas disponível cresceu 10,9% em comparação à edição anterior. Desde 2010, quando o sistema foi criado, o número de municípios com vagas disponíveis saltou de 108 para 555. "É uma expansão grande em termos de interiorização da oferta", disse Mercadante.
Minas Gerais e Rio Grande do Sul concentram o maior número de vagas. O curso com maior oferta são de engenharias (35.064), seguida por pedagogia, administração e matemática.
Do total de vagas ofertadas, quase 43% são destinadas à lei de cotas, que prevê reserva de vagas para estudantes da rede pública. Entre as federais, o percentual já atingiu 50%, índice a ser cumprido, segundo a lei, a partir de agosto deste ano.
"Estamos cumprindo plenamente a lei de cotas", afirmou o ministro.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Nota média do Enem 2015 cai em três das quatro áreas do conhecimento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!