MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Milhares protestam em Hong Kong após desaparecimento de funcionários de editora

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Cerca de 6.000 pessoas se reuniram neste domingo (10) no centro de Hong Kong para pedir a liberação de cinco funcionários de um editora local que estariam no poder de autoridades chinesas. Os desaparecidos trabalham para a e

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.01.2016, 21:43:41 Editado em 27.04.2020, 19:53:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Cerca de 6.000 pessoas se reuniram neste domingo (10) no centro de Hong Kong para pedir a liberação de cinco funcionários de um editora local que estariam no poder de autoridades chinesas.
Os desaparecidos trabalham para a editoria Mighty Current, conhecida por publicar livros críticos ao governo chinês.
Os caso reaviva os temores de que Pequim estaria reforçando o seu domínio sobre Hong Kong, uma antiga colônia britânica convertida numa região semiautônoma chinesa em 1997.
O desaparecimento do editor Lee Bo, 65, é o que mais inspira preocupação, já que ele foi capturado enquanto estava em sua casa, em Hong Kong, ao passo que os outros quatro estavam na China e Tailândia.
Políticos locais, defensores dos direitos humanos e a população acusam o governo chinês de ter sequestrado Lee Bo.
Entre os termos do acordo de Pequim com Hong Kong está a proibição de que forças de segurança chinesas atuem no território semiautônomo.
"Exigimos do governo chinês a liberação imediata dos cinco desaparecidos", declarou Richard Thoi, um dos organizadores do protesto.
Pequim se recusa a comentar o assunto.
Durante a semana, o Departamento de Estado dos EUA afirmou que a desaparição dos cinco funcionários é perturbadora. A União Europeia considerou as notícias do sumiço inquietantes e afirmou que dois dos desaparecidos tem também nacionalidade europeia -sueca e britânica.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Milhares protestam em Hong Kong após desaparecimento de funcionários de editora"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!