MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Kim Jong-un justifica teste da Coreia do Norte com bomba de hidrogênio

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O dirigente norte-coreano Kim Jong-un justificou neste domingo (10) o teste de bomba de hidrogênio de seu país, anunciado como uma necessidade para evitar uma guerra nuclear com os Estados Unidos. Esta foi a primeira declara

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.01.2016, 09:27:55 Editado em 27.04.2020, 19:53:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O dirigente norte-coreano Kim Jong-un justificou neste domingo (10) o teste de bomba de hidrogênio de seu país, anunciado como uma necessidade para evitar uma guerra nuclear com os Estados Unidos.
Esta foi a primeira declaração do líder do regime norte-coreano desde que Pyongyang anunciou, na quarta-feira (6), um teste bem sucedido com a bomba H.
O anúncio do quarto teste nuclear norte-coreano provocou muitas condenações internacionais, mas quase todos os especialistas duvidam que a arma utilizada tenha sido uma bomba de hidrogênio, como Pyongyang deseja que o mundo acredite. A tensão com a Coreia do Sul aumentou nos últimos dias.
O teste nuclear era "uma medida de autodefesa para defender a paz de maneira eficaz na península coreana e a segurança nacional ante os riscos de guerra nuclear provocados pelos imperialistas liderados pelos Estados Unidos", declarou Kim Jong-un, segundo a agência oficial KCNA.
"Se trata do direito legítimo de um Estado soberano, de uma ação justa que ninguém pode criticar", completou.
O anúncio do quarto teste nuclear norte-coreano provocou muitas condenações internacionais, mas quase todos os especialistas duvidam que a arma utilizada tenha sido uma bomba de hidrogênio, como Pyongyang deseja que o mundo acredite.
Várias consultas diplomáticas foram realizadas após uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU, que prometeu endurecer o leque de sanções já aplicadas contra a Coreia do Norte por seus testes anteriores (2006, 2009 e 2013).
Bomba H
FORÇA DOS EUA
Um avião bombardeiro dos Estados Unidos sobrevoou neste domingo (10) a Coreia do Sul, em uma demonstração de força do exército americano após o suposto teste da bomba de hidrogênio.
O bombardeiro B52 Stratofortress, que pode transportar armas nucleares, sobrevoou por alguns minutos a base aérea militar de Osan, 70 km ao sul da fronteira coreana, antes de retornar para sua base.
Este tipo de avião é utilizado com frequência nos exercícios militares anuais conjuntos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, mas seus voos raramente são divulgados.
O último caso havia acontecido em 2013, depois do terceiro teste nuclear norte-coreano. O exército americano utilizou na época um B52 e um bombardeiro B2.
VIZINHO DO SUL
Mensagens transmitidas por alto-falantes pela Coreia do Sul mirando a Coreia do Norte trazem os rivais "à beira da guerra", disse um importante oficial norte-coreano, na primeira reação do país à barragem sonora ao longo de sua fronteira.
Em retaliação ao teste, a Coreia do Sul ativou na sexta-feira (8) uma ensurdecedora barragem de propaganda.
Da última vez em que os dispositivos foram acionados, em agosto de 2015, Pyongyang se irritou e os países trocaram artilharia. Até aquele momento, as caixas de som haviam permanecido desligadas por 11 anos.
Hostilidades são comuns entre as duas Coreias, que estão tecnicamente em estado de guerra desde 1953.
O quarto teste nuclear da Coreia do Norte, na quarta-feira (6), irritou tanto os Estados Unidos quanto a China, que não foi avisada com antecedência. No entanto, o governo dos EUA e especialistas em armas duvidam das alegações da Coreia do Norte de que o dispositivo que explodiu era uma bomba de hidrogênio.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Kim Jong-un justifica teste da Coreia do Norte com bomba de hidrogênio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!