Mais lidas
Geral

Aliados regionais da Arábia Saudita tensionam relações com Irã

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Bahrein e Emirados Árabes Unidos (EAU), países do golfo aliados da Arábia Saudita, anunciaram nesta segunda-feira (4) o tensionamento de suas relações diplomáticas com o Irã, um dia depois de o regime saudita cortar relações com o país persa.
O Bahrein anunciou o corte de relações com o Irã e deu aos diplomatas desse país 48 horas para que deixem seu território.
Poucas horas depois, os EAU anunciaram o rebaixamento de suas relações com o Irã para apenas assuntos comerciais e convocaram seu embaixador em Teerã.
A federação justificou sua decisão devido às "contínuas interferências do Irã em assuntos internos de países árabes e do golfo".
Neste domingo (3), a Arábia Saudita cortou suas relações com o Irã após o país persa criticar duramente a execução pelas autoridades sauditas do clérigo xiita Nimr al-Nimr, proeminente crítico da monarquia saudita. Durante uma manifestação no sábado (2), a embaixada saudita em Teerã foi atacada.
Potências econômicas da região, Arábia Saudita e Irã assumem lados opostos em conflitos armados na Síria e no Iêmen e acusam-se mutuamente de patrocinar o terrorismo.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber