MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Suécia e Dinamarca anunciam medidas de controle de fronteiras

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Suécia e Dinamarca implementaram nesta segunda-feira (4) novas medidas de controle de suas fronteiras para administrar a entrada de imigrantes e refugiados, que atingiu números recordes em 2015. A Suécia passou a conferir os

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.01.2016, 10:37:43 Editado em 27.04.2020, 19:53:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Suécia e Dinamarca implementaram nesta segunda-feira (4) novas medidas de controle de suas fronteiras para administrar a entrada de imigrantes e refugiados, que atingiu números recordes em 2015.
A Suécia passou a conferir os documentos de pessoas entrando no país por meio de trem, ônibus e balsa. Segundo maior destino de refugiados na União Europeia (UE), atrás apenas da Alemanha, a Suécia registrou 160 mil pedidos de asilo no ano passado.
A decisão da Suécia irritou as autoridades dinamarquesas, que exigiram que o governo sueco arque com as despesas de verificação dos documentos.
Poucas horas depois do anúncio da Suécia, o primeiro-ministro dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, disse que o governo estabelecerá controles temporários na fronteira com a Alemanha "de maneira equilibrada", acrescentando que a medida não afetará dinamarqueses e alemães "comuns".
O premiê afirmou que a medida é uma resposta à decisão da Suécia de controlar a entrada de viajantes. "Se a UE não conseguir proteger sua fronteira externa, mais e mais países serão forçados a implementar controles temporários de fronteira", disse Rasmussen.
A UE registrou no ano passado um número recorde de migrantes e refugiados. Segundo o Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), mais de 1 milhão de pessoas desembarcaram na Europa após atravessar o Mediterrâneo em embarcações precárias. A maioria segue jornada com destino a países do norte do continente, mais ricos e receptivos.
Em resposta ao intenso fluxo de pessoas, vários países do bloco restabeleceram o controle de suas fronteiras, e nações como Hungria e a Eslovênia ergueram cercas sobre suas fronteiras, pondo em xeque instituições comunitárias como a livre circulação de pessoas e o sistema de asilo.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Suécia e Dinamarca anunciam medidas de controle de fronteiras"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!