MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Manifestantes invadem embaixada saudita em Teerã, segundo relatos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Manifestantes iranianos invadiram a embaixada da Arábia Saudita em Teerã e incendiaram o edifício, segundo imagens divulgadas nas redes sociais na madrugada deste domingo (noite de sábado no Brasil). A informação foi confirmad

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.01.2016, 21:35:11 Editado em 27.04.2020, 19:53:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Manifestantes iranianos invadiram a embaixada da Arábia Saudita em Teerã e incendiaram o edifício, segundo imagens divulgadas nas redes sociais na madrugada deste domingo (noite de sábado no Brasil). A informação foi confirmada pela agência semioficial iraniana Isna.
Os manifestantes, no entanto, foram dispersados pela polícia, de acordo com a Isna. O ministro das Relações Exteriores iraniano, que havia no sábado(2) feito declarações inflamatórias contra a Arábia Saudita, pediu calma aos manifestantes e disse que as representações diplomáticas devem ser respeitadas.
REAÇÃO IRANIANA
Protestos eclodiram no Irã e em diversos países da região após a execução do clérigo xiita dissidente Nimr Baqir al Nimr na Arábia Saudita neste sábado (2).
Nimr, 56, foi sentenciado à morte por desobedecer as autoridades, instigar a violência sectária e ajudar células terroristas.
A milícia Basij, ligada à Guarda Revolucionária iraniana, havia convocado uma manifestação para este domingo (3) diante da embaixada.
A execução do clérigo irritou o próprio governo do Irã, adversário regional de Riad. Representantes do país afirmaram, no sábado, que a Arábia Saudita pagaria um "preço elevado" pela morte do clérigo.
"O governo saudita apoia por um lado os movimentos terroristas e extremistas e, ao mesmo tempo, usa a linguagem da repressão e da pena de morte contra seus rivais internos. [...] Pagará um preço elevado por esta política", disse o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã, Hossein Jaber Ansari, citado pela agência iraniana Irna.
"A execução de uma personalidade como o xeque Al Nimr, que tinha unicamente objetivos políticos e religiosos, somente demonstra a falta de sabedoria e a irresponsabilidade [do governo saudita]", afirmou ainda Ansari.
Em resposta, as autoridades sauditas convocaram na noite de sábado (2) o representante diplomático do Irã no país para protestar contra as declarações do ministro, as quais classificaram como uma interferência em assuntos domésticos.
Após a invasão da embaixada, Ansari pronunciou-se pedindo calma e respeito dos manifestantes às representações diplomáticas sauditas no país.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Manifestantes invadem embaixada saudita em Teerã, segundo relatos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!