MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Navio com 11 toneladas de urânio deixa o Irã com destino à Rússia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um navio com mais de 11 toneladas de urânio pouco enriquecido deixou o Irã com destino à Rússia nesta segunda-feira (28), um grande passo do governo iraniano para cumprir seus compromissos sob o acordo nuclear de 14 de julho c

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.12.2015, 23:34:23 Editado em 27.04.2020, 19:54:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um navio com mais de 11 toneladas de urânio pouco enriquecido deixou o Irã com destino à Rússia nesta segunda-feira (28), um grande passo do governo iraniano para cumprir seus compromissos sob o acordo nuclear de 14 de julho com as grandes potências, disse o secretário de Estado americano, John Kerry.
"A transferência incluiu a remoção de todo o material nuclear do Irã enriquecido a 20% que já não estava sob a forma de placas de combustível fabricados para o reator de pesquisas de Teerã", disse ele em comunicado.
"A remoção de todo esse material enriquecido para fora do Irã é um passo significativo para o Irã cumprir seu compromisso de ter não mais do que 300 quilos de urânio pouco enriquecido.
A redução drástica dos estoques deste material, que pode ser usado em armas nucleares, está no centro do acordo firmado entre o Irã e o grupo chamado P5+1 (EUA, Rússia, China, Reino Unido e Alemanha). Em troca, o país terá um alívio nas sanções econômicas.
Pelo acordo, os EUA, a União Europeia e a ONU começariam a levantar suas sanções contra Teerã à medida em que o país persa começasse a cumprir com os compromissos assumidos.
O pacto impossibilitará que o Irã produza, por ao menos dez anos, material suficiente para a confecção de uma bomba e impõe novas provisões para inspeções em instalações iranianas, incluindo militares.
Com o fim das sanções, o Irã poderá se reintegrar à economia mundial após anos de isolamento. Teerã planeja aumentar a produção de petróleo, enquanto empresas estrangeiras passarão a atender um mercado de 80 milhões de pessoas.
O governo do Irã espera que as sanções sejam aliviadas até o fim de janeiro, a tempo de favorecer candidatos governistas nas eleições parlamentares de fevereiro.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Navio com 11 toneladas de urânio deixa o Irã com destino à Rússia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!